Movimentos sociais e sistema político

O Projeto  busca estudar as transformações da relação entre diversos movimentos sociais e instituições políticas no período contemporâneo. O projeto, iniciado em março de 2020, prevê a realização de um conjunto de estudos de caso de movimentos sociais, no Distrito Federal e além, para identificar e analisar diferentes formas de interação com atores políticos nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e nos partidos políticos. O projeto conta com financiamento da FAP-DF, do INCT e do CNPq.

condenados da terrra
Repositório MobilizaCovid-19

A Pandemia da Covid-19 instaurou uma emergência social de proporções inéditas ao mesmo tempo que criou enormes obstáculos à organização da sociedade civil no enfrentamento desta emergência. Mesmo assim, desde março 2020, um afloramento massivo de organização social e política ocorre no Brasil tanto para combater os efeitos imediatos da pandemia, quanto para demandar políticas públicas adequadas para responder aos efeitos de longo prazo. O novo contexto assim transformou as relações entre movimentos sociais e o sistema político no país. Criamos um repositório de iniciativas da sociedade civil durante a pandemia para acompanhar e refletir sobre este processo. Conheça aqui.

Belo Horizonte, 08 de Junho de 2019. Registro da festa de inauguração da Casa Gabinetona, Bairro Floresta. Foto: Tamás Bodolay
Mandatos Coletivos e Movimentos Sociais nas Eleições

Este projeto tem como objetivo analisar a interação entre movimentos sociais e partidos políticos a partir do estudo das candidaturas e mandatos coletivos no Brasil. Busca conectar 3 campos de estudos que geralmente caminham separadamente, a saber: a literatura sobre partidos, movimentos sociais e representação. A pergunta central desta pesquisa é: como interagem partidos e movimentos durante os mandatos e quais são os efeitos desta interação para ambos os atores e para a representação política? Conheça a nossa pesquisa.

2017.05.24 - #OcupaBrasilia - Brasilia Ocupada (preto e branco)

Movimentos sociais e sistemas políticos

O Projeto Movimentos sociais no sistema político é composto por 15 estudos de casos realizados por professores e estudantes de pós-graduação. Abarca estudos sobre diferentes movimentos sociais e seus repertórios de interação com os poderes Legislativo e Executivo, e com os partidos políticos, além do ativismo digital. Entre os temas e movimentos estudados destacam-se: feminismo, LGBTQIA+, periferia, pandemia COVID-19 e vacinação, segurança alimentar, saúde mental, questão agrária e moradia. O resultado final deste projeto foi publicado na forma de livro "A disputa pela democracia no Brasil: ativismos em contextos turbulentos".

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Crise e Reconfigurações do Ativismo Político e da Democracia no Brasil

Este projeto é orientado pela seguinte pergunta: qual a relação entre esta sequência de crises políticas e as reconfigurações do ativismo político no Brasil? A nossa resposta parte da proposta de que essas reconfigurações estão imersas em três processos interrelacionados: a) mudanças na coalização política que marginalizam alguns atores, e empoderam outros; b) mudanças na organização dos subsistemas de política pública nos quais os ativistas estão inseridos; c) um processo de contestação ideacional acerca da crise política e da própria democracia. Para explorar estas dinâmicas de contestação ideacional e de reconfiguração ativista, analisamos as mudanças de estratégias, repertórios e enquadramentos de atores que interagem com sistema político, em torno de quatro temáticas especialmente contenciosas no período atual: desmatamento, direitos reprodutivos e sexuais, o combate à pandemia de Covid-19 e participação institucional. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

eleicoes-2022

O Observatório das Eleições 2022 é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, que faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Juntamente com outros centros de pesquisa do país, o Resocie contribui para os esforços de coleta e análise de dados do Observatório. A partir de agosto de 2022, serão publicados artigos e boletins que apresentarão análises inéditas sobre diferentes aspectos do processo eleitoral. Mais informações sobre as atividades do Instituto podem ser acessadas clicando na foto.