Nesta página você encontra links e informações sobre textos gerais e artigos de opinião publicados por nossas pesquisadoras e nossos pesquisadores em revistas e jornais de todo o mundo.

Os links direcionam para o site original da publicação.

As possibilidades de diálogo com o mundo evangélico

Em artigo de opinião publicado, em outubro de 2022, pelo Nexo, Rebecca Abers, Marcelo Kunrath e Luciana Tatagiba debatem a importância e as possibilidades de diálogo com os evangélicos.

Representação Coletiva e Plural: desafios das candidaturas e mandatos coletivos

Em artigo de opinião publicado, em setembro de 2022, pela Mídia Ninja, nossa professora e coordenadora Débora Rezende de Almeida traz uma análise sobre a tendência de crescimento das candidaturas e mandatos coletivos e como transformaram o cenário eleitoral no Brasil.

urna e stf -Marisa

Urna eletrônica perde espaço para STF

Em artigo para o Blog do Noblat, nossa professora e coordenadora Marisa von Bülow e Bia Calzas analisamas mobilizações para o evento do 7 de setembro docandidato e presidente Jair Bolsonaro e detalham como a urna eletrônica perdeu espaço nas redes bolsonaristas para o evento que deveria ser dos 200 anos da Independência do Brasil

A Cara da Democracia - De estranho no ninho a presidente do Chile

Em artigo de opinião publicado, em dezembro de 2021, pelo site UOL nossa professora e coordenadora Marisa von Bülow traz uma análise sobre a trajetória, os desafios e perspectivas do novo presidente chileno Gabriel Boric.

Matéria na Folha apresenta resultado de pesquisa sobre mandatos coletivos

Mandatos coletivos têm sido promissores à participação de mulheres, negras e LGBTI+ na política institucional. Nesta matéria de 2021 a Folha aresenta os resultados de estudo com participação de membros do Resocie! Acesse aqui o relatório da pesquisa "As candidaturas coletivas nas eleições municipais de 2020"

pandemia-Estado-opiniao

A pandemia e o Estado que queremos

Em artigo de opinião publicado no El Pais em maio de 2020 as coordenadoras do Resocie Rebecca Abers e Marisa von Bülow debatem a necessidade de um Estado mais democrático diante da grave crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Representação precisa de participação

Artigo de oinião da nossa professora e coordenadora Debora Rezende de Almeida publicado em maio de 2019, que debate como a extinção de colegiados, conselhos e comissões em nível federal expõe um desejo antidemocrático