Coordenadoras Resocie

Debora Rezende de Almeida
Professora Associada do Instituto de Ciência Política (UnB)

É autora do livro “Representação além das eleições: repensando as fronteiras entre Sociedade e Estado” (Paco Editorial, 2015), ganhador do Prêmio Victor Nunes Leal, da Associação Brasileira de Ciência Política (2016), e demais artigos em livros e periódicos nacionais e internacionais. É doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). As atividades docentes e de pesquisa giram em torno dos temas: participação política, deliberação, política brasileira, instituições participativas, teorias da democracia e teorias da representação.

 

Marisa von Bülow
Professora Associada do Instituto de Ciência Política (UnB)

Autora de quatro livros e ganhadora do prêmio Luciano Tomassini Latin American International Relations Award, dado pela Latin American Studies Association em 2012, pelo livro “Building Transnational Networks: civil society and the politics of trade in the Americas” (Cambridge University Press, 2010), traduzido para o português em 2014 (“A Batalha do Livre Comércio: a construção de redes transnacionais da sociedade civil nas Américas”, Ed. Unesp). É doutora em ciência política pela Johns Hopkins University. As atividades docentes e de pesquisa se relacionam principalmente com os seguintes temas: transnacionalismo, novas tecnologias e impactos na ação coletiva, movimentos sociais e relações Estado-sociedade.

 

Rebecca Abers
Professora Associada do Instituto de Ciência Política (UnB)

É autora de “Inventing Local Democracy: Grassroots Politics in Brazil” (Lynne Rienner, 2000) e co-autora (com Margaret E. Keck) de “Practical Authority: Agency and Institutional Change in Brazilian Water Politics” (Oxford, 2013, lançado em português pela Editora Fiocruz em 2017), além de dois livros organizados e vários artigos e capítulos. É doutora em Planejamento Urbano e Regional pela University of California, Los Angeles (1997). Suas pesquisas e atividades docentes giram em torno dos seguintes temas: a construção de instituições de políticas públicas, a relação entre movimentos sociais e políticas públicas, ativismo na burocracia, instituições participativas e teoria institucional e de ação criativa

Demais pesquisadoras e pesquisadores Resocie

Alana Karoline Fontenelle Leão

Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciência política da Universidade de Brasília. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (2018). Possui graduação em Linceciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e comunicação, marketing política e comunicação política. Graduanda em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Estácio FAP

Alexandre Arns Gonzales

Bolsista CAPES pelo Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília na área de concentração Democracia e Sociedade, membro do grupo de estudo Repensando relações sociedade e Estado (Resocie). Pesquisa sobre a economia política em torno da extração, coleta e processamento de dados, a partir do conceito de “capitalismo de vigilância” e suas implicações para a democracia. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado de Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Alexandre Gomes

Doutorando em Ciência Política, Mestre em Informática e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, com histórico de experiência de 20 anos em arquitetura e desenvolvimento de sistemas de software, 15 anos em gestão de negócios, equipes e produtos e 10 anos como docente universitário. Alexandre Gomes é empreendedor, educador e um entusiasta do poder transformador das tecnologias de informação na sociedade. Com mais de 20 anos de experiência de mercado, trabalhou em grandes e pequenas empresas, nacionais e internacionais, públicas e privadas, como SERPRO, Oracle, Fóton Informática, Summa Technologies e Sun Microsystems, em posições de desenvolvedor e arquiteto de software e soluções.

Ana Karine Pereira 

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora permanente no Programa de Pós-graduação em Administração (FACE/UFG) e no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (FCS/UFG). Realizou estágio de doutorado sanduíche (2011) no Centro de Estudos Ambientais, na Universidade de Brown, EUA. É pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desenvolvendo pesquisa sobre os condicionantes institucionais para a execução do investimento em políticas públicas de infraestrutura.

Ana Marusia Pinheiro Lima

Doutora em Ciência Política pela UnB (2020), mestre em Comunicação pela UnB (2003), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (1995) e em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub (1993). Atualmente é analista legislativa da Câmara dos Deputados e pesquisadora do Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Cefor, na mesma instituição. Como pesquisadora, trabalha com os seguintes temas: ativismo institucional, participação política, educação para a democracia, Análise do Discurso, Imaginário, trânsito. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação institucional, propaganda social, criação publicitária, marketing, programação visual, internet e redes sociais virtuais. É autora do livro Duas faces da Publicidade: campanhas sociais e mercadológicas (Annablumme, 2009).

Anne Karoline Rodrigues Vieira

Doutoranda em Ciência Política – UnB. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB/IPOL, sob orientação da Drª. Debora Cristina Rezende de Almeida. Área de pesquisa: Democracia e sociedade. Integrante do grupo Resocie – Repensando as Relações Sociedade e Estado. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Beatriz Delgado Val Franco

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2017). Tem interesse nos debates de governança da internet, participação e ativismo digital, privacidade e proteção de dados.

 

Camila Penna de Castro

É doutora em Sociologia (UnB), mestre em Ciência Política (UnB) e bacharel em Relações Internacionais (PUC Minas). É vencedora do prêmio de melhor tese 2014 em Ciências Sociais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e autora do livro “Conexões e controvérsias no INCRA de Marabá: o Estado como um ator heterogêneo” (Garamond, 2015). Atua em pesquisa na área de movimentos sociais, Estado, burocracia e políticas públicas, sociologia rural e teoria sociológica. Trabalha atualmente no projeto de pesquisa “Militância dentro e fora do Estado: uma análise da agência de burocratas militantes nas políticas públicas de desenvolvimento rural”.

Cleyton Feitosa

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGDH/UFPE (2016). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA (2013). Foi um dos coordenadores do Dossiê Temático “Participação Política LGBTI+ no Brasil” para a REBEH – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (2022). É autor do livro “Políticas Públicas LGBT e Construção Democrática no Brasil” (Appris, 2017). Foi consultor da Unesco atuando na organização da 3ª Conferência Nacional LGBT (2016); Membro do Conselho Nacional LGBT – CNCD/LGBT (2015); Tutor no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFPE – EEDH/UFPE (2014-2015) e Assessor de Políticas LGBT na Prefeitura Municipal de Caruaru (2013-2014). Recebeu Menção Honrosa pela Dissertação no Prêmio ABEH de Dissertações e Teses Universitárias em Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero (2018).

 

Clóvis Henrique Leite de Souza

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Pesquisador com interesse nas relações entre sociedade e Estado, com ênfase na análise do funcionamento de instituições participativas. Mediador com experiência em desenho e desenvolvimento de metodologias para processos participativos na gestão pública.

DSC_6543b_pp (1).jpg

Danniel Gobbi Fraga da Silva

Doutorando na Humboldt-Universität zu Berlin. Possui graduação em Relações Internacionais (2009) e mestrado em Ciência Política (2016) pela Universidade de Brasília . Pertence à carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia e trabalhou no Laboratório de Inovação (GNova) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Tem experiência de pesquisa em direita radical, mídias sociais, ativismo, teoria democrática e participação social.

Denise Direito

Doutora em Ciência Política no IPOL/UnB, com sanduíche pela Universidade de Versailles Saint-Quentin en Yvelines – UVSQ (França). Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2010). Graduada em Jornalismo (1994) e em Publicidade e Propaganda (1990) pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, vinculada ao Ministério da Economia. Áreas de interesse: políticas públicas, coordenação federativa, intersetorialidade, democracia e participação.

Fábio Félix Silveira

Professor no curso de Serviço Social da Universidade Católica de Brasília (UCB, Brasília – DF), desde 2015 cursa o doutorado no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. É deputado distrital pelo D.F. Servidor público, especialista socioeducativo – serviço social da Secretaria de políticas para a criança, o adolescente e a juventude do Governo do Distrito Federal, desde 2010. Recebeu a sua formação na Universidade de Brasília (UnB, Brasília – DF), os diplomas de bacharel em Serviço Social (2009), Mestre em Política Social (2014).

Gabriel Santos Elias

Coordenador de Relações Institucionais da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Foi assessor da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações entre Estado e Sociedade Civil, Movimentos Sociais e Partidos Políticos.

 
foto_gabriel_mendes_ciriatico_guimaraes.jpeg

Gabriel Mendes Ciriatico Guimarães

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2021). Graduando em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Pesquisa movimentos sociais e Internet, com foco no uso de mídias sociais pela extrema-direita.

Gabriela Spanghero Lotta

Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). É bolsista produtividade 2 do CNPQ. Coordenadora da Área Temática Estado e políticas públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e diretora da pesquisa da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEP/CP). Trabalhou com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos. Atua principalmente nas áreas de políticas públicas, burocracia, implementação e gestão governamental.

Gustavo Lamounier Gonçalves

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela mesma instituição. Possui como áreas de interesse o marxismo decolonial, o radicalismo de extrema-direita e o ecossistema informacional contemporâneo. Atua como pesquisador e editor na empresa The Syllabus.

Hannah Parnes

Mestranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Pesquisa políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e suas interfaces com a participação política, democracia e neoliberalismo. É Bacharela em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2019).

3 por 4.jpg

Jaqueline Barbosa Pinto Silva

Doutoranda em Artes Cênicas, mestra em Ciência Política, especialista em Gestão Governamental, bacharel em Direito e em Gestão de Políticas Públicas, tudo pela Universidade de Brasília. Investiga e experimenta os diferentes artivismos, presenciais e virtuais, e a relação entre estética, ética e política nas performances de atores/ movimentos sociais. Bailarina de dança de salão e dança contemporânea. Integra o Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança (DF) desde 2015 e é aluna do processo de formação na técnica Klauss Vianna pelo Salão do Movimento (SP) desde 2020. Também é pesquisadora da Escola do Reparar (Portugal), do Grupo Política e Afetos (Câmara dos Deputados) e da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular (Artes Cênicas/UnB). 

João Victor Barbosa Ferreira

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Atualmente sua agenda de pesquisa está centrada no objetivo de compreender o desenvolvimento da comunicação populista na Internet e em observar a ascensão de grupos radicais de extrema-direita organizados nas redes sociais no Brasil. É bacharel em Direito (2019) e em Antropologia (2021) pela UnB.

Kimberly Anastácio

Graduada e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Estuda a participação social e representação política nos mecanismos de governança da Internet. Foi membro discente do Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (PET/POL) e faz parte da Segunda Turma da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI).

Lorena Vilarins dos Santos

Bolsista do Laboratório de Políticas Públicas Participativas – L3P, órgão ligado à Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília e especialização em Economia e Gestão Governamental. Conta com ampla experiência na área de gestão e avaliação de políticas públicas, compreendendo as áreas de cultura, educação, saúde, juventudes, violência e responsabilidade social. Igualmente, atua em pesquisa e desenvolvimento para a organização de informação de repositórios culturais a modelos de reuso de conteúdos digitais. Trabalhando há 8 anos como consultora para organismos internacionais e entidades do terceiro setor.

Lucas Alves Amaral

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) (2014-2018), mestre em Antropologia Social pela mesma Universidade (2010-2012). Atua como professor titular no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) desde 2015. Atualmente ministra disciplinas de graduação no curso de Psicologia do UniCEUB. Possui experiência e interesse no estudo da formulação e implementação de políticas públicas que envolvem a garantia de direitos humanos, em especial, os direitos humanos à terra, à alimentação adequada e às águas. Tem se dedicado, também, a estudar as interfaces entre ciências sociais, psicologia e direitos humanos em estudos sobre gênero, violência e masculinidades.

Luiz Henrique Doria Vilaça

Doutorando em Sociologia na Universidade de Notre Dame (EUA). Tem mestrado e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB)

Maria Carolina Lopes de Oliveira

Doutoranda na Universidad Pompeu Fabra na Espanha,  mestre em Democracia pela Universidade de Salamanca e em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Coordena a comunicação da liderança do PSD na Câmara dos Deputados. Por dois anos, atuou como estrategista de redes sociais para o senador Romário. Em 2014, coordenou a mobilização digital da campanha do candidato vencedor ao Governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O trabalho ganhou o prêmio “Melhor Campanha Digital Internacional” da Associação Americana de Consultores Políticos.

Maria Ester dos Santos Silva

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília faz mestrado na mesma instituição na área de concentração de Democracia e Sociedade. Pesquisa movimentos sociais, políticas públicas, antirracismo, saúde mental e reforma psiquiátrica.

Mariana de Souza Fonseca

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília, doutoranda em Ciência Política pela mesma universidade e bolsista do Instituto de Democracia e Democratização da Comunicação (INCT-UFMG). Foi pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no projeto Conselhos de Direitos Humanos: implementação de demandas e capacitação de conselheiros. Atualmente tem como interesses de pesquisa linguagem e política, internet, coletivos de periferia e comunicação periférica.

Mariana Gomes Cartaxo

Bacharel e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Atualmente é analista política e de programa na Embaixada do Reino Unido em Brasília, com atuação no gerenciamento de projetos bilaterais. Atuou como auxiliar de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), trabalhando no projeto “Análise dos custos e limitações da recuperação de passivos do Código Florestal”, e como assistente de programa no escritório do UNAIDS no Brasil.

mariana-tavares.jpeg

Mariana Miranda Tavares

Bacharel em Comunicação Social (UnB-2001). Graduanda em Ciência Política (UnB). É analista legislativa no Senado Federal. Tem experiência em publicidade, eventos, jornalismo e assessoria, atuando em: mídias sociais, semiótica, marcas, webdesign, feminismo, LGBTQIA+. Atuou na Coordenação da I Conferência Nacional LGBT, colaboradora da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Estudando Ciência Política com interesse e atualmente pesquisa movimentos de mulheres na pandemia. Interesse ainda em políticas públicas para Mulheres e de combate ao racismo, Partidos, Teoria Política, Feminismo e Racismo na Política..

Maricilene Isaira Baia do Nascimento

Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. Desenvolve estudos sobre Reforma do Judiciário e Administração da Justiça em perspectiva comparada, especificamente em investigações sobre capacidade de conselhos judiciais de implementar políticas de reforma administrativa; Capacidades Estatais e Políticas Públicas, especialmente sobre a relação entre tipos e estilos de trabalho em política pública (policy work) e capacidade de implementação de política pública.

Marília Silva de Oliveira

Pesquisadora colaboradora e pós-doutoranda do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Foi também pesquisadora colaboradora e pós-doutoranda (2017-2018) do Centro de Desenvolvimento Sustentável da mesma universidade. Bacharel (2001) e doutora (2016) em Ciência Política e mestre em Ciências Sociais (2010) pela UnB. Desenvolve pesquisa sobre interações entre sociedade civil, Estado e partidos políticos; capacidade estatal; burocracia; ativismo político/burocrático; políticas públicas; e meio ambiente. Tem experiência profissional na administração pública federal e em organizações da sociedade civil.

Matheus Baccarin

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Pesquisa sobre a relação entre internet e política, desinformação, memes e populismo digital. Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2019).

Otávio Ventura

Pesquisador de temas relacionados a Estado, burocracia e políticas públicas, é doutorando em Ciência Política pela UnB e membro da carreira federal de planejamento e orçamento

Paula Pompeu Fiuza Lima

Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília e pesquisadora com experiência em instituições participativas e implementação de políticas públicas.

Foto UMD.jpg

Pedro Henrique Abelin Teixeira

É doutorando no Departamento de Governo e Política da Universidade de Maryland, College Park. Seus interesses de pesquisa atravessam as áreas de populismo, extrema-direita, ativismo digital e movimentos sociais. Mestre e Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília, foi pesquisador do Instituto para Democracia e Democratização da Comunicação – INCT, no Brasil. Na Universidade de Maryland, é membro do Laboratório Interdisciplinar de Ciências Sociais Computacionais (iLCSS) e do Centro de Estudos Latino-americanos e do Caribe (LASC).

Rafael Tatemoto

Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Planejamento Urbano pela UFABC. Doutorando em Ciência Política na UnB. Pesquisa a interação entre movimentos sociais, especialmente urbanos, com o Estado. Atualmente, desenvolvo pesquisa de doutorado focado na relação entre organizações de movimentos com órgãos do sistema de Justiça. Tem também interesse no potencial das repercussões da teoria psicanalítica, em especial um possível teoria do sujeito, para a teoria política em geral e para uma teoria da mudança social em particular.

 

Roberto Rocha Coelho Pires

Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com atuação na Diretoria de Estudos do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST). Pesquisador visitante (pós-doutorado) no Centro de Sociologia das Organizações da Sciences Po (2015-2016) e no Watson Institute Brown University (2015).

Samuel de Albuquerque Carvalho

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) com pesquisa sobre a relação entre movimentos sociais e a construção de instituições e políticas públicas relacionadas a questão agrária e desenvolvimento rural.

Talita_Mello

Talita Aires Gomes de Mello

Graduanda em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) em Ciência Política, com atuação no eixo de pesquisa em Identidades e Resistência LGBTQIA+, com relação ao Direito à Cidade. Consultora trainee em Legislativo na BMJ Consultores Associados.

Tatiana Whately de Moura

Doutoranda em Ciência Política na Universidade de Brasília, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2011) e formada em Ciências Sociais pela PUC-SP (2007). Trabalha no Banco Mundial como especialista em desenvolvimento institucional desde 2016. Trabalhou na Casa Civil, como assessora especial (2016) e como chefe de gabinete na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (2015). Trabalhou no Ministério da Justiça, como assessora no Departamento Penitenciário Nacional (2014-2015).

Tayrine dos Santos Dias

Bacharela em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2013). É mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2017) e doutoranda bolsista em Sociedade da Informação e Conhecimento pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em Barcelona. Trabalhou como analista de pesquisa do Instituto FSB Pesquisa de novembro de 2013 a abril de 2016. Tem experiência nas áreas de gênero e política, opinião pública, internet e movimentos sociais.

Teógenes Antônio Luz C. de Moura

Mestrando do Centro de Ciência da Computação (UFMG). Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade de Brasília com período de intercâmbio acadêmico na Indiana Institute of Technology com bolsa da CAPES pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Thaís Fragoso

Graduanda Graduanda em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Estagiária na área de Relações Governamentais e Institucionais. Interesse em representação política e processo legislativo.

Vidda Guzzo

Travesti e intersexo [ela/dela]. Mestranda bolsista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (PPG-IPOL/UnB), bacharel em Relações Internacionais (IREL/UnB), com ensino médio pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV). Pessoa interessada nas áreas de direitos humanos e movimentos sociais, com ênfase nas redes trans, travestis e intersexo e de pessoas que usam drogas.