Nesta página você encontra as monografias, teses e dissertações de alguns de nossos pesquisadores relacionadas com os estudos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa.
2023
Autoria: João Victor Barbosa Ferreira
Orientação: Marisa von Bülow
A pesquisa analisa como subculturas gamer em espaços digitais brasileiros, como o Discord, contribuem para a politização de jovens, explorando práticas e visões que frequentemente contêm discursos extremistas. A partir de uma etnografia longitudinal, a investigação revela que a comunidade gamer é diversa, mas dominada por uma hegemonia que favorece ideologias reacionárias e intolerantes, transmitidas de forma codificada. Trabalho vencedor como melhor Dissertação do Prêmio ANPOCS de Teses e Dissertações 2024.
2023
Autoria: Anne Karoline Rodrigues Vieira
Orientação: Debora Rezende de Almeida
A tese investiga como movimentos feministas articulados à Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular, bloquearam contra o aborto durante o Governo Bolsonaro. A análise revela as estratégias desses movimentos, combinando ações institucionais e ativismo em rede, com êxito mesmo em um contexto conservador e hostil.
2022
Autoria: Cleyton Feitosa Pereira
Orientação: Debora Rezende de Almeida
A tese de doutorado teve por objetivo analisar como o movimento LGBTQIA+ vem se institucionalizando nos partidos políticos brasileiros. Após os resultados empíricos, propomos um conceito de institucionalização para o estudo da interação entre movimentos sociais e partidos políticos. Tese finalista do Concurso BrasileiroPrêmio ANPOCS de Teses e Dissertações em 2023.
2022
Autoria: Mariana Miranda Tavares
Orientação: Rebecca Abers
A monografia estuda como os movimentos sociais influenciaram o Congresso Nacional na proposição, discussão e aprovação do auxílio emergencial em dobro para famílias monoparentais chefiadas por mulheres, durante a pandemia de Covid-19 mesmo com acesso restrito às Casas legislativas.
2021
Autoria: Mariana Fonseca
Orientação: Debora Rezende de Almeida
A dissertação apresenta a construção dos quadros interpretativos pelos coletivos de comunicação das periferias durante a pandemia de COVID-19 – com foco na sua visão com relação ao Estado, a si próprios e à pandemia.
2020
Autoria: Ana Marusia Pinheiro Lima
Orientação: Rebecca Abers
A tese de doutorado procura analisar o impacto da cultura organizacional de um órgão público no modo de perceber, sentir e agir dos seus servidores, em relação a “fazerem a diferença” por meio de soluções de impacto coletivo.
2020
Autoria: Pedro Abelin
Orientação: Marisa von Bülow
A dissertação analisa e compara a comunicação populista do Movimento Brasil Livre e da Mídia Ninja, buscando entender a relação entre comunicação populista e o engajamento da audiência no Facebook das respectivas organizações.
2018
Autoria: Mariana Fonseca
Orientação: Debora Rezende de Almeida
A monografia analisa o Conselho Nacional dos Direitos Humanos como uma IP diferenciada, levando em conta que ele não está focado no processo de formulação e monitoramento de políticas públicas.
2017
Autoria: Anne Karoline Rodrigues Vieira
Orientação: Debora Rezende de Almeida
Esta dissertação tem como foco a responsividade dos deputados de duas legislaturas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em relação aos representados, no que tange à promoção dos interesses dos grupos minoritários. Tem como problema geral a compreensão sobre quais são os fatores que influenciam a defesa dos interesses de minorias.