Aqui você encontra artigos, teses, disssertações e monografias publicados por pesquisadoras e pesquisadores do Resocie sobre mandatos coletivos.
Conheça, clique e leia!
2024
Este artigo analisa a relação entre democracia representativa e experiências participativas e como a emergência de novos espaços democráticos, e novos atores envolvidos na gestão do bem público, pode ser vista como uma forma de fortalecimento da representação política.
2024
Debora Rezende de Almeida
Este artigo analisa as candidaturas coletivas a partir da literatura sobre a interação entre partidos políticos e movimentos sociais.
2023
Debora Rezende de Almeida
Examina a forma como sociedade civil e movimentos sociais disputam os sentidos e as práticas da representação para responder ao descolamento entre a sociedade e suas instituições políticas. O artigo introduz o conceito inovador de “representação como participação”, distinguindo-se das abordagens tradicionais sobre representação.
2020
Coordenação: Leonardo Secchi e Leonardo Leal / Pesquisa: Debora Almeida, Lígia Luchmann, e Ricardo Carvalheiro.
Fornece um mapeamento e análise das candidaturas coletivas ao poder legislativo nas eleições municipais brasileiras de 2020.
Conheça os livros e capítulos de livros publicados, organizados ou escritos por nossas pesquisadoras e pesquisadores sobre Mandatos Coletivos e suas implecações nos estuudos da Ciência Política.
Cabe destacar que as obras aqui presentes são apenas as relacionadas a Mandatos coletivos e muitos outros estudos do Resocie que se tornaram livros podem ser acessados nessa página.
2023
Debora Rezende de Almeida, Brenda Andujas.
Colaboração Luciana Feitosa
Esta Cartilha sobre candidaturas e mandatos coletivos no Brasil é uma publicação voltada para cidadãos, ativistas, movimentos sociais, acadêmicos, servidores da justiça eleitoral e atores governamentais interessados nesse novo fenômeno eleitoral.
A Cartilha apresenta dados descritivos das candidaturas coletivas apresentadas nas eleições municipais de 2020, e nas eleições estadual e federal de 2022. Além disso, a Cartilha apresenta resultados inéditos sobre o funcionamento de 35 mandatos coletivos no país, baseado em 66 entrevistas semiestruturadas. Apresenta os principais desafios e potencialidades desta experiência de inovação democrática no país.
2022
Organização: Luciana Tatagiba, Debora Rezende de Almeida, Adrian Gurza Lavalle e Marcelo Kunrath Silva
A democracia tem passado por profundas mudanças na última década. As referências a essas mudanças mediante novos termos como “morte da democracia”, “crise da democracia”, “desdemocratização”, “autoritarismo furtivo”, “populismo autoritário”, “democracias iliberais”, “regressão democrática”, entre outros, são esforços para conceituar essas transformações e compreender suas causas e efeitos futuros. Nesse debate um ponto de destaque é o fenômeno de Mandatos Coletivos que na obra aparece em capítulo de Debora Almeida e Lígia Luchmann intitulado “Movimentos sociais e representação eleitoral: o fenômeno das candidaturas coletiva”.
Aqui estão disponíveis outros estudos, artigos e pesquisas sobre o tema mandatos coletivos interessantes para conhecer.
2023
O artigo analisa a natureza dos mandatos coletivos no Brasil como uma forma de institucional bypass ao mandato eletivo individual, avançando no debate sobre a segurança normativa desse tipo de mandato.
2023
2023
2023
2023
2022
2022
2022
Brenda Andujas
Dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina. As candidaturas coletivas propõem, durante a campanha eleitoral, realizar uma candidatura de forma coletiva, procurando despersonalizar a figura da/o parlamentar.
2021
Sebastián Ronderos, Tathiana Chicarino, Rosemary Segurado
This article analyses the political campaign of the rather under-researched Bancada Ativista, a prefigurative progressive experience comprised of nine co-candidates running for a single seat in the State Chamber of Sao Paulo .
2021
Bárbara Campos
Tese Doutorado apresentada para doutoramente em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais. Analisa os mandatos da Gabinetona, da Mandata Ativista e das Juntas (2016-2020).
2021
2021
2020
2020
2020
2019
2019
2019