Manifestos e Cartas

Em parceria com o grupo de pesquisa NEPAC (Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva), da Unicamp, os documentos contidos aqui foram recolhidos entre abril e junho de 2020. São cartas de repúdio, notas públicas, manifestos, lançamentos de campanhas ou cartilhas orientadoras, escritos por distintos setores da sociedade civil. Alguns contam com assinaturas de pessoas físicas, outros de instituições/organizações, e outros ainda são assinados apenas pela organização proponente. Alguns têm um caráter mais de denúncia, outros são propositivos. Este é um trabalho em andamento. O objetivo final dessa sistematização é, no contexto da Covid-19, identificar os sujeitos que se organizam, bem como os principais eixos de conteúdo que perpassam os documentos, procurando as eventuais convergências entre as propostas. Os critérios utilizados na seleção dos documentos foram: 1. Documentos “nacionais” ou “regionais” (para efeitos práticos, descartamos documentos estaduais e municipais ou de comunidades/bairros). 2. Documentos que são de proposição ou repúdio. Também não incluímos campanhas de solidariedade. 3. Descartamos notas de médicos ou especialistas. Coletamos, até o momento (24/06/2020), 54 documentos. No início da pandemia, o conteúdo dos documentos tinha como foco propostas para garantir direitos aos mais vulneráveis. Com o passar das semanas, e com a baixa ação do Governo Federal  – ou melhor, com sua ação contrária aos direitos, de negação da Pandemia e ameaças de rupturas democráticas – os documentos,  ao mesmo tempo que continuaram discutindo formas de amenizar os efeitos da pandemia, foram se posicionando também pela democracia, contra o governo (Fora Bolsonaro) e contra o fascismo/racismo. Neste primeiro momento fizemos a coleta dos dados. Na próxima fase iremos avaliar os conteúdos e as redes que se articulam em torno dos temas.

INICIATIVAS NACIONAIS

Movimento Negro pelo impeachment

A Coalizão Negra por Direitos, articulação que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro, irá propor um pedido de impeachment contra o atual Presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade por ele praticados e de como estes agravam a política de genocídio contra a população negra. Acesse aqui.

Manifesto Fórum sobre Despejos, Remoções e Reintegrações de Posse

O Fórum de Trabalho Social em Habitação de São Paulo emitiu um manifesto em favor da Campanha DESPEJO ZERO EM DEFESA DA VIDA – NO CAMPO E NA CIDADE! Baixe o documento aqui.

Janelas pela Democracia

O “Janelas pela Democracia” é uma campanha lançada pelos partidos PDT, PSB, REDE, Cidadania e PV, visando unir cidadãos e cidadãs que defendem publicamente a democracia e que apoiam os pedidos de impeachment do atual presidente, em tramitação no Congresso Nacional. Clique aqui.

Covid-19: Defensorias e MPT recomendam proteção a catadoras e catadores

A Defensoria Pública da União (DPU) em conjunto com algumas Defensorias estaduais, assim como o Ministério Público do Trabalho, têm expedido para Prefeituras e órgãos públicos recomendações para garantia das Catadoras e Catadores de Materiais Reciclável no Brasil frente a pandemia do covonavirus Covid-19. Entre as recomendações esta a necessidade de programas de renda mínima e segurança alimentar, além de fornecimento de equipamentos de proteção e produtos de limpeza. Acesse aqui.

Moção pelo fortalecimento da coleta seletiva com integração dos catadores contra a incineração de resíduos sólidos domiciliares

Buscando preservar as condições para continuidade do trabalho dos catadores e de suas associações e cooperativas no contexto da pandemia da COVID-19, diversas entidades, como a MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, emitiram uma moção a fim de apresentar considerações e propostas para o setor. Acesse aqui.

Pedido popular de impeachment é protocolado no Congresso

Um pedido popular de impeachment foi protocolado no Congresso dia 14 de julho de 2020. Assinam o documento centenas de entidades do movimento popular e da sociedade civil, além de personalidades das artes, cultura, ciência, esportes, imprensa, religião e filosofia. Baixe o pedido aqui.

Só a vida interessa. Mais Sociedade Civil. Mais Estado. Menos Mercado!

“A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, entidade nacional que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil de todo o país, manifesta sua indignação com o pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em cadeia nacional na última terça-feira, 24 de março, sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19).” Acesse a nota completa aqui.

Campanha Nacional Fora Bolsonaro

A campanha #ForaBolsonaro é responsável por reunir organizações políticas e entidades sociais contrárias às ações do Executivo Federal, além de estabelecerem iniciativas conjuntas frente à pandemia. Clique aqui.

POR UM BRASIL SOLIDÁRIO – FORA BOLSONARO

Diversas entidades, entre elas a Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, emitiram uma nota pública em defesa de um país mais solidário, além do afastamento do Presidente Bolsonaro. Leia aqui.

8ª EDIÇÃO DO JULHO DAS PRETAS

A campanha Julho das Pretas foi desenvolvida a partir da unidade de movimentos de mulheres negras da Bahia, Região Nordeste, e mais alguns estados do país, tais como Paraná, Pará, Amapá, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, e Distrito Federal, e é voltada para o fortalecimento das agendas e organizações de mulheres negras. Acesse aqui.

Mulheres em luta contra o desgoverno genocida

“Nós, mulheres, estamos na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 no Brasil, somos a maioria nos hospitais, em casa e em nossas comunidades. Somos nós que estamos gerindo a vida, protegendo, alimentando, cuidando e curando, enquanto o desgoverno genocida contamina, abandona, violenta, mata, permite que matem e deixa morrer milhões de pessoas. Somos nós, as mulheres, majoritariamente negras, que assumimos a responsabilidade social, afetiva e profissional do cuidado e também a responsabilidade política da luta e da denúncia, da defesa de direitos e da democracia.” Baixe o documento completo aqui.

Queremos Nova Eleição! 1º de Maio de 2020 – Dia de Luta de toda a classe que vive do trabalho – Articulação de Mulheres Brasileiras

A Articulação de Mulheres Brasileiras emitiu uma nota com algumas proposições diante do cenário de pandemia, incluindo a cassação do governo Bolsonaro-Mourão. Acesse aqui.

ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS LANÇAM CAMPANHA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA VIDA

A campanha #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida reúne mais de 70 organizações entre entidades nacionais, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais. Acesse aqui.

Manifesto em apoio à recomendação 62 do CNJ e ao desencarceramento

Entidades de todo o Brasil manifestam apoio à recomendação 62 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que elenca medidas a serem adotadas por magistrados no sentido de reduzir a superlotação no sistema carcerário e poupar vidas diante de pandemia da Covid-19. Confira aqui.

Coronavírus no Brasil: reflexões de negras jovens

A Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF) emitiu uma carta aberta sobre reflexões da Articulação em tempos de pandemia. Confira aqui.

Nota da coalização negra por direitos sobre o Covid-19

“Diante ao grave quadro da pandemia de Coronavírus para a população negra brasileira, exigimos que as autoridades e setores comprometidos com os direitos humanos, se manifestem e atuem para a superação das iniquidades raciais, tomando providencias urgentes e imediatas para cuidar e salvar a população negra, sobretudo, aquelas mais vulneráveis entre nós.” Confira o documento completo aqui.

Nota de repúdio ao pronunciamento do Presidente – Coalização Negra por Direitos

A Coalizão Negra por Direitos e o Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) apresentaram uma notícia-crime contra o presidente da República Jair Bolsonaro por incentivo ao descumprimento das medidas sanitárias de combate ao Covid-19. Acesse aqui.

Nota técnica da campanha Renda Básica que Queremos

A Rede Brasileira de Renda Básica emitiu uma nota técnica com uma proposta de renda básica emergencial voltada aos mais desprotegidos durante a pandemia do Coronavírus. Baixe o documento aqui.


PROPOSTAS DA SOCIEDADE CIVIL PARA A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS, PROTEÇÃO E ATENDIMENTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVIRUS

O documento de propostas na defesa e garantia de direitos humanos da população em situação de rua foi elaborado pela Campanha Nacional Criança Não é de Rua, Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, Movimento Nacional da População de Rua e Pastoral Nacional do Povo de Rua. Confira aqui.

Lideranças empresariais lançam manifesto em defesa da vida e da democracia

A carta é assinada por organizações, como o Instituto Ethos e o Instituto GESC, que se unem pelo enfrentamento das crises sanitária, econômica e política que se abate sobre o país. Acesse aqui.

Comida Saudável para Todos!

Para combater prejuízos da crise social e econômica causados pelo Covid-19, a Unisol Brasil e centenas de entidades publicaram o “Manifesto em Defesa do Programa de Aquisição de Alimentos e de Comida Saudável para o povo”. Confira aqui.


Tributar os ricos para enfrentar a crise

Algumas entidades, entre elas a AFD e a ANFIP, elaboraram uma carta aberta com um conjunto de propostas concretas de mudanças na tributação nacional com o propósito de apontar fontes de recursos para financiar medidas urgentes e necessárias para enfrentar os efeitos deletérios da pandemia. Acesse o documento completo aqui.

PROPOSTAS DE MEDIDAS PARA REDUZIR OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID19 NOS TERRITÓRIOS DAS FAVELAS BRASILEIRAS

A CUFA (Central Única das Favelas) emitiu uma nota pública com medidas para reduzir os impactos da pandemia de Covid19 nos territórios das favelas brasileiras. Confira o documento aqui.

PANDEMIA COVID-19 E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

O manifesto é assinado por mais de 50 entidades da sociedade civil e reafirma a importância do poder público no zelo à população, especialmente dos grupos mais vulneráveis, além do compromisso com os direitos humanos. Acesse aqui.

Manifesto Democracia Sim

“Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos. Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.” Acesse o manifesto completo aqui.

Frente Fora Bolsonaro lança abaixo assinado cobrando afastamento do presidente

A Frente Fora Bolsonaro reúne diversas entidades da sociedade civil organizada em defesa do afastamento do Presidente da República. Confira o site do movimento e o manifesto “Impeachment Já”, que será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), exigindo a abertura do processo de impedimento de Jair Bolsonaro (ex-PSL).

Abaixo-Assinado: Aplicativos de entrega, distribuam alimentação e álcool em gel para os motoboys!

“Não temos condições de comprar álcool em gel e arcar com a alimentação na rua em meio a essa crise do coronavírus. Precisamos que as empresas de aplicativos se posicionem e tomem providências para que a gente esteja mais protegido. Precisamos de distribuição urgente de álcool em gel para todos os entregadores e também de alimentação. Não dá para trabalhar com fome! Para nossa prevenção, é necessária a distribuição de álcool em gel, já que entramos em contato com muitas pessoas por dia fazendo as entregas.” Acesse o abaixo-assinado aqui.

POLICIAIS ANTIFASCISMO EM DEFESA DADEMOCRACIA POPULAR

Um manifesto, assinado por mais de 500 agentes de segurança, entre policiais militares, civis e federais, além de bombeiros militares foi divulgado com o pedido de democracia e contrário ao fascismo e à repressão contra a sociedade civil. Baixe o documento aqui.

Movimentos do campo lançam plataforma emergencial em defesa da vida

A plataforma foi elaborada por movimentos Sociais, sindicatos e entidades organizadas em torno da agricultura familiar, da reforma agrária, dos povos e comunidades tradicionais, da agroecologia e da soberania alimentar para apresentar à sociedade brasileira um conjunto de propostas emergenciais para lidar com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A ação é voltada à população do campo, das florestas e das águas, como também recuperar a capacidade produtiva e retomar uma política de abastecimento para reconstruir os estoques de alimentos e enfrentar a ameaça de agravamento da fome que se anuncia diante da crise na saúde e economia, devido à Covid-19. Acesse aqui.

Campanha Eleições Seguras 2020

Organizações da sociedade civil lançam nesta segunda-feira, 15, a campanha “Eleições Seguras – Democracia é atividade essencial”. O objetivo é pedir que a votação para eleger prefeitos e vereadores ocorra ainda este ano, de modo a evitar que os mandatos atuais sejam prorrogados. As entidades envolvidas acreditam que a possibilidade de adiar o pleito para o ano que vem possa abrir “precedentes absolutamente indesejáveis para o funcionamento do nosso regime democrático”. Acesse aqui para mais informações.

A independência do MPF na Constituição

“Com a finalidade de garantir à Procuradoria-Geral da República a efetiva independência indispensável ao exercício da missão constitucional do MPF, é necessário fazer um debate amplo, público e aberto sobre a institucionalização, mediante inclusão no texto constitucional, da regra de que o(a) Procurador(a)-Geral da República seja escolhido pelo(a) Presidente da República com base em lista tríplice escolhida pelos membros da instituição, a exemplo do que acontece com o(a) Procurador(a)-Geral de Justiça no Distrito Federal e nos 26 (vinte e seis) estados da Federação.” Baixe o documento aqui.

Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil emite documento em apoio ao Supremo Tribunal Federal

O Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre) emitiu ofício em apoio ao Supremo Tribunal Federal. O documento ressalta que “(o STF) em seus 129 anos de história, vem prestando imensuráveis serviços à sociedade brasileira, firmando- se como instituição indispensável à garantia dos direitos dos cidadãos, ao Estado Democrático de Direito e à consolidação da democracia”. Confira o documento na íntegra.

Manifesto do Levante das Mulheres Brasileiras

O Manifesto chama a atenção para a política errada do governo no combate ao coronavírus, para o genocídio de jovens negros, aumento das desigualdades e empobrecimento da população. “Lutamos pelo fim da escravidão e do fascismo, contra a ditadura militar e pela democracia. Exigimos resposta sobre Quem Mandou Matar Marielle e vamos derrubar Bolsonaro e Mourão!”, destaca o documento. Acesse o manifesto na íntegra.

Enquanto houver RACISMO, não haverá DEMOCRACIA

“Nós, população negra organizada, mulheres negras, pessoas faveladas, periféricas, LGBTQIA+, que professam religiões de matriz africana, quilombolas, pretos e pretas com distintas confissões de fé, povos do campo, das águas e da floresta, trabalhadores explorados, informais e desempregados, em Coalizão Negra por Direitos, viemos a público exigir a erradicação do racismo como prática genocida contra a população negra.” Continue a ler o manifesto aqui.

Manifesto jurídico rejeita intervenção das Forças Armadas e pede respeito a democracia

“Um manifesto assinado por 170 profissionais ligados ao direito, entre professores, advogados, procuradores, juízes e três ex-ministros da Justiça pede que as Forças Armadas respeitem a democracia e rejeita que elas tenham um suposto papel moderador.” Acesse o manifesto completo aqui.

COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DOM PAULO EVARISTO ARNS

Por uma dívida histórica quanto à incorporação dos direitos humanos na vida dos cidadãos e pelos riscos de retrocesso em conquistas celebradas na Constituição de 1988, um grupo de brasileiros decidiu constituir a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. São 20 personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais de distintas gerações, cujo denominador comum tem sido a permanente defesa dos direitos humanos. O grupo atua de forma voluntária, suprapartidária, ao lado de milhares de defensores de direitos humanos pelo país. Confira aqui.

Atletas se unem em manifesto pela democracia e contra o racismo

Formado por atletas, ex-atletas, jornalistas esportivos, comentaristas e árbitros, o grupo Esporte pela Democracia lançou um manifesto em defesa dos direitos humanos, da liberdade de imprensa e da diversidade. Segundo os organizadores, o manifesto tem o objetivo de mostrar um posicionamento diante da pandemia da covid-19, do desrespeito à Constituição e da banalização das vidas pretas. Acesse aqui.

Manifesto Juntos pela Democracia e pela Vida

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Trata-se de um espaço plural, apartidário e aberto a cidadãos, organizações e também atores políticos que compartilhem do compromisso de resgatar e aprofundar práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país. Acesse aqui.

Movimento somos 70 por cento

Somos 70 por cento é um movimento criado durante uma live entre Eduardo Moreira e Roberto Requião no dia 30 de maio. 70% é significativo por vários motivos, um deles por representar a porcentagem de pessoas que são a favor das medidas de distanciamento social durante a pandemia. Acesse o site do movimento aqui.

NOTA DE REPÚDIO Contra a tentativa de legalização de missões religiosas em territórios indígenas em isolamento voluntário

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB, a maior organização regional indígena do Brasil e que abrange os nove estados da Amazônia brasileira, vem manifestar sua indignação e repúdio pela inclusão sorrateira do Artigo 13º no capítulo 4 do PL Nº 1142, de 2020, que trata do atendimento emergencial aos povos indígenas no contexto da pandemia de covid-19. Acesse aqui.

Manifesto – Defender Os Serviços Públicos Pela Garantia Do Acesso À Água E Ao Esgotamento Sanitário Para Toda A População

Assinado por 70 entidades, entre elas a APU (Associação dos Profissionais Universitários da SABESP), o Manifesto apresenta a verdade sobre a prestação de serviços de saneamento no Brasil. Leia o manifesto completo aqui.

Fora Garimpo, Fora Covid

A campanha #ForaGarimpoForaCovid é uma iniciativa do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana e da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER), Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA). A campanha denuncia os riscos do garimpo em terras indígenas, especialmente no que diz respeito à saúde da população indígena no cenário da pandemia. Confira aqui.

Diplomatas brasileiros defendem eleições diretas

Através de uma carta pública, um grupo de pelo menos 115 diplomatas e funcionários do Itamaraty manifestaram preocupação em relação aos rumos da política brasileira e defendem a realização de eleições diretas para a presidência da República. Acesse aqui.

Movimento Estamos #JUNTOS

“Somos cidadãs, cidadãos, empresas, organizações e instituições brasileiras e fazemos parte da maioria que defende a vida, a liberdade e a democracia.” Acesse o manifesto aqui.

Manifesto pela unidade antifascista

“Quem valoriza e defende o Estado Democrático de Direito acompanha, a cada dia, a maneira como o país vai sendo empurrado para o abismo, com ameaças seguidas de golpe por parte de Bolsonaro. O que nos resta de democracia e de respeito constitucional está se esvaindo de forma veloz enquanto o fascismo avança.” Acesse o manifesto completo aqui.

Manifesto de 35 organizações evangélicas propõe que TSE proceda à cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Organizações e movimentos evangélicos, aliados a centenas de pessoas vinculadas a igrejas deste segmento cristão assinam o manifesto “O governante sem discernimento aumenta as opressões – Um clamor de fé pelo Brasil”. Acesse o manifesto completo aqui.

Manifesto de espíritas progressistas pela cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Os espíritas progressistas, movimento amplo, plural, suprapartidário, assinam manifesto em favor da cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Veja aqui.

NOTA PÚBLICA: Apoio a população quilombola frente a COVID-19

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) emitiu uma nota pública em apoio a população quilombola frente a COVID-19. Confira aqui.

Petição pela suspensão imediata da Emenda Constitucional 95

Petição encaminhada à Ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, e assinada por diversas entidades, defende a suspensão imediata da Emenda Constitucional 95, ou, ao menos, a suspensão da redação dada aos artigos 107 e 110 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Baixe o documento na íntegra.

Documento reúne propostas para combate à pandemia de Covid-19 em favelas e periferias

Dezenas de entidades se reuniram para elaborar 13 propostas de ações imediatas e estruturais para enfrentamento da pandemia de Covid-19, direcionadas prioritariamente para habitantes de territórios populares – nas periferias, nos assentamentos informais, nas ocupações – e também para a população em situação de rua e outros grupos sociais vulneráveis. Acesse aqui.

Carta Aberta do Povo de Terreiro

“Somos de uma tradição que não separa a razão da emoção, ou a luta política da subjetividade de ser e viver em plenitude. Para nós que professamos a fé da solidariedade, da compaixão, do afeto e da resistência não há como silenciar a voz no período mais trágico que vivemos desde a escravização do nosso povo. A história de nosso país foi edificada sobre o sangue negro. É nossa obrigação ética e moral enfrentarmos a política de morte do desgoverno Bolsonaro, em honra à memória de lutas e resistência de nossas heroínas e heróis negras e negros.”. Acesse o texto aqui.

Campanha BASTA!

“O Brasil, suas instituições, seu povo não podem continuar a ser agredidos por alguém que, ungido democraticamente ao cargo de presidente da República, exerce o nobre mandato que lhe foi conferido para arruinar com os alicerces de nosso sistema democrático, atentando, a um só tempo, contra os Poderes Legislativo e Judiciário, contra o Estado de Direito, contra a saúde dos brasileiros, agindo despudoradamente, à luz do dia, incapaz de demonstrar qualquer espírito cívico ou de compaixão para com o sofrimento de tantos.” Acesse aqui o abaixo-assinado da campanha.

Campanha Nacional Todas as Vidas Valem!

“A Campanha Nacional Todas as Vidas Valem foi lançada pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) no dia 15 de maio de 2020. A Campanha tem por objetivo principal: mobilizar as organizações de direitos humanos para a garantia dos direitos humanos no contexto da Covid-19. Como objetivos específicos a Campanha pretende: a) organização da solidariedade para a atenção aos grupos e segmentos com mais necessidade protetiva; b) promover ações de monitoramento das violações de direitos humanos no contexto da pandemia; c) realizar ações formativas para o fortalecimento das organizações de direitos humanos. […]”. Confira o documento completo aqui.

CUT e entidades lançam nesta quarta manifesto ”Vidas Iguais” e “Leitos Para Todos”

As campanhas “Vidas Iguais” e “Leitos Para Todos” se uniram para mobilizar a sociedade e pressionar o poder público para garantir acesso universal e igualitário a todos por meio do Sistema Único de Saúde. Acesse aqui.

Manifesto Leito para Todos reivindica regulação unificada de leitos pelo SUS

O debate acerca do sistema de saúde público e as desigualdades tem sido amplificado na sociedade e, por conta disso, está marcado para o dia 13 de maio o lançamento do manifesto da Frente Unificada por políticas públicas solidárias que garantam, durante a pandemia, o acesso universal e igualitário aos serviços hospitalares através do SUS. O documento é apoiado pela Abrasco e mais de 40 entidades e movimentos sociais e traz cinco medidas necessárias para a “urgente de construção de uma resposta eficaz e solidária à epidemia, que salve a maior quantidade de vidas possível, propomos”. Confira a íntegra do manifesto aqui.

É hora de lutar pelo SUS para salvar vidas

É preciso fortalecer o SUS, investindo recursos de forma prioritária na saúde pública, especialmente nas periferias das cidades – onde o impacto da Covid-19 é maior. Leia aqui a coluna de Raimundo Bonfim sobre o assunto.

Marcha Virtual pela Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, somam forças a entidades de todo o País ligadas à CT&I para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Acesse aqui.

ASA reforça apelo da sociedade civil pela garantia do direito à alimentação adequada durante pandemia

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável ao lado de mais de 80 organizações, coletivos e entidades da sociedade civil acabam de publicar um apelo para que o direito à saúde e à alimentação de brasileiros e brasileiras seja respeitado, protegido e garantido, no contexto do combate ao novo coronavírus. Clique aqui para acessar o documento.

Contra a pandemia, a opção solidária

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que reúne centenas de organizações e movimentos de todo o país, reivindica algumas medidas imediatas, como o descongelamento do gasto social e a suspensão e reestruturação das dívidas. Confira as reivindicações nesse link.

Propostas dos movimentos populares para enfrentar a crise do coronavírus

As organizações populares Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento de Luta dos Bairros e Favelas (MLB) e União Nacional por Moradia Popular (UNMP) propõem a adoção de algumas medidas imediatas a fim de superar a crise econômica e social no país. Confira aqui.

Carta das mulheres negras sobre o Covid-19

Carta das mulheres negras acerca das preocupações com os impactos do covid-19, assinada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB). Acesse aqui.

Para salvar vidas e não os lucros

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo apontam que, diante do aprofundamento da crise nacional com a disseminação da pandemia do coronavírus, passam a empunhar a bandeira do “Fora Bolsonaro”. Acesse o artigo aqui.

Urbanismo contra o Covid-19

O grupo “Urbanistas contra o corona” nasce como iniciativa de pensar e produzir soluções emergenciais para equidade social e espacial dos espaços periféricos diante da epidemia. Acesse a carta aberta produzida pelo grupo aqui.

Carta pública Dia da Terra

Entidades e movimentos da sociedade civil lançam carta pública na qual propõem objetivos práticos atrelados a uma reflexão sobre a crise humanitária do Coronavírus. Acesse o documento completo aqui.

INICIATIVAS INTERNACIONAIS

Organizações em Portugal lançam a Campanha Internacional “Covid19 – SOS Povos Indígenas do Brasil”

“Indígenas do Brasil estão sendo dizimados pela chegada do Covid 19, associada a uma desassistência em saúde e a proteção dos territórios pelo Estado. A denúncia é feita pelas próprias comunidades tradicionais que lançam campanhas com pedidos de apoio em todo Brasil. Para dar visibilidade às iniciativas locais e facilitar doações estrangeiras, será lançada a Campanha Internacional “Covid19 – SOS Povos Indígenas do Brasil”, neste domingo (2/8).” Baixe o documento aqui.

Solidariedade, democracia e paz para enfrentar a pandemia do COVID-19

“A MESA de Articulação de Associações Nacionais e Redes de ONGs da América Latina e do Caribe, uma entidade que reúne milhares de organizações da sociedade civil, vem à público para expressar sua preocupação com a direção que as ações que vários Estados nacionais estão tomando para enfrentar a epidemia do vírus coronavírus (COVID-19) em nosso continente.” Acesse a nota completa aqui.

Por nuestras vidas, nossos territórios, nuestros cuerpos, nuestros derechos frente al Covid 19

“Las mujeres de la Cuenca amazónica y hermanas de América Latina y el Caribe estamos enfrentando una sistemática y creciente amenaza a nuestras vidas desde el inicio de la pandemia por el Covid-19 como consecuencia de las históricas desigualdades que el sistema colonial capitalista neoliberal patriarcal busca perpetuar ante la indiferencia de los Estados para los que no son importantes nuestras vidas.” Acesse o documento completo aqui.

Alvos: reuniões do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial

Algumas organizações e movimentos, buscando enfrentar os impactos das políticas neoliberais nos territórios e nas comunidades rurais e urbanas da América Latina e do Caribe, lançaram algumas proposições para minimizar os impactos do coronavírus na região. Leia aqui.

Fridays For Future Brasil

Fridays For Future Brasil é um movimento pelo enfrentamento da crise COVID-19 nas comunidades tradicionais da Amazônia. Acesse o site aqui.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close