Manifestos e Cartas

Em parceria com o grupo de pesquisa, NEPAC (Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva) da Unicamp, os documentos contidos aqui foram recolhidos entre abril e junho de 2020. Eles são cartas de repúdio, notas públicas, manifestos, lançamentos de campanhas ou cartilhas orientadoras, escritos por distintos setores da sociedade civil. Alguns contam com assinaturas de pessoas físicas, outros de instituições/organizações, e outros ainda são assinados apenas pela organização proponente.  Alguns têm um caráter mais de denúncia, outros são propositivos. Este é um trabalho em andamento. O objetivo final dessa sistematização é, no contexto da Covid-19, identificar os sujeitos que se organizam, bem como os principais eixos de conteúdo que perpassam os documentos, procurando as eventuais convergências entre as propostas. Os critérios utilizados na seleção dos documentos foram: 1. Documentos “nacionais” ou “regionais” (para efeitos práticos, descartamos documentos estaduais e municipais ou de comunidades/bairros). 2. Documentos que são de proposição ou repúdio, e não incluimos campanhas de solidariedade. 3. Descartamos notas de médicos ou especialistas. Coletamos até o momento (24/06/2020), 54 documentos. No início da pandemia, os documentos eram mais em torno de propostas para garantir direitos aos mais vulneráveis. Com o passar das semanas, e com a baixa ação do Governo Federal  – ou melhor, com sua ação contrária aos direitos, de negação da Pandemia e ameaças de rupturas democráticas – os documentos,  ao mesmo tempo que continuaram discutindo formas de amenizar os efeitos da pandemia, foram se posicionando também pela democracia, contra o governo (Fora Bolsonaro) e contra o fascismo/racismo. Neste primeiro momento fizemos a coleta dos dados. Na próxima fase iremos avaliar os conteúdos e as redes que se articulam em torno dos temas.

INICIATIVAS NACIONAIS

Contra a pandemia, a opção solidária

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que reúne centenas de organizações e movimentos de todo o país, reivindica algumas medidas imediatas, como o descongelamento do gasto social e a suspensão e reestruturação das dívidas. Confira as reivindicações nesse link.

Propostas dos movimentos populares para enfrentar a crise do coronavírus

As organizações populares Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento de Luta dos Bairros e Favelas (MLB) e União Nacional por Moradia Popular (UNMP) propõem a adoção de algumas medidas imediatas a fim de superar a crise econômica e social no país. Confira aqui.

Carta das mulheres negras sobre o covid-19

Carta das mulheres negras acerca das preocupações com os impactos do covid-19, assinada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB). Acesse aqui.

Para salvar vidas e não os lucros

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo apontam que, diante do aprofundamento da crise nacional com a disseminação da pandemia do coronavírus, passam a empunhar a bandeira do “Fora Bolsonaro”. Acesse o artigo aqui.

Urbanismo contra o covid-19

O grupo “Urbanistas contra o corona” nasce como iniciativa de pensar e produzir soluções emergenciais para equidade social e espacial dos espaços periféricos diante a pandemia de COVID-19. Acesse a carta aberta produzida pelo grupo aqui.

Carta pública Dia da Terra

Entidades e movimentos da sociedade civil lançam carta pública em que propõe objetivos práticos atrelados a uma reflexão sobre a crise humanitária do Coronavírus. Acesse o documento completo aqui.

INICIATIVAS INTERNACIONAIS

Diante das reuniões do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial

Algumas organizações e movimentos, buscando enfrentar os impactos das políticas neoliberais nos territórios e nas comunidades rurais e urbanas da América Latina e do Caribe, lançaram algumas proposições para minimizar os impactos do coronavírus na região. Leia aqui.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close