Mapas de Mobilizações

Para lidar com a necessidade de atingir uma enorme população desassistida, a sociedade civil vem não somente criando milhares de iniciativas, mas também buscando criar coesão e interconexão entre elas, através da criação de mapas que localizam e descrevem intervenções e facilitam o encaminhamento de doações e outros apoios.

< Retornar à página Mobilização COVID-19

Campanha: Vamos Precisar de Todo Mundo!

Esta é uma ação solidária entre a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, diante da pandemia da covid-19. A criação do mapa tem o intuito de dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares, incentivando a participação e colaboração de mais pessoas.


Movimentos Populares Contra COVID-19

Os movimentos populares lançaram um manifesto com várias reivindicações para o enfrentamento ao coronavírus. Além disso, criaram um site para divulgar as suas propostas, cobrar do Estado sua responsabilidade em resolver a crise sanitária, econômica e social e também para estimular ações solidárias.


Combate à Fome e Pela Vida – nível nacional

Coep Brasil Logotipo

O COEP (Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida), em parceria com o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (UFRJ), criou um mapa com várias iniciativas da sociedade civil, ou por ela apoiadas, especialmente aquelas voltadas para populações vulnerabilizadas. É possível verificar o mapa, bem como cadastrar uma iniciativa, no site do COEP. Também é possível acessar destaques, como a oferta de cursos gratuitos sobre como combater o vírus (veja aqui).


Mapa Colaborativo da UFABC e parceiros – nível nacional

http://www.mapacolaborativo.org.br

A Universidade Federal do ABC, em conjunto com parceiros da sociedade civil, criou o Mapa Colaborativo, que reúne as diversas práticas colaborativas que estão sendo realizadas em todas as regiões do Brasil para amenizar danos gerados pela pandemia de Covid-19. O intuito é ajudar na promoção das ações e na captação de recursos, apoios e parcerias, bem como na criação de um registro histórico colaborativo de mobilizações da sociedade civil e das universidades frente à pandemia. A plataforma também permite que as pessoas encontrem os movimentos e os coletivos para ajudá-los na continuação de cada trabalho.


Mapa Corona nas Periferias: saiba onde estão as ações mais próximas de você – nível nacional

O Favela em Pauta e o Instituto Marielle Franco criaram um mapa para dar visibilidade às iniciativas de combate ao corona nas periferias de todo o país. Além de localizar iniciativas, é possível cadastrar outras ações.


Rede Solidária da Associação Brasileira de ONGs – nível nacional

A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais) criou uma Rede Solidária com o intuito de unificar, em uma só plataforma, diversas iniciativas da sociedade civil para mobilizar as pessoas por ajuda e proteção. Na plataforma é possível cadastrar uma iniciativa, solicitar apoio, fazer doações ou se engajar mais ativamente nas ações.



Mapa para identificar violações de direitos em São Paulo

O Observatório de Direitos Humanos-Salve Sul, junto ao Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído (NAPPLAC) FAU/USP, está desenvolvendo um mapa colaborativo para identificar violações de direito durante a pandemia. O mapa é alimentado através de um formulário de denúncia, o intuito é sistematizar essas informações e pressionar o poder público a efetivar os direitos violados.



Plataforma mapeia ações na Região Metropolitana de Belo Horizonte

A Associação Imagem Comunitária, de Belo Horizonte, lançou a plataforma “Periferia Viva: Força-Tarefa Covid-19”, iniciativa com o objetivo de reunir “campanhas, demandas e iniciativas de quem está nas periferias, vilas, aglomerados e favelas de Belo Horizonte, da Grande BH e do interior de Minas”. No site, é possível acessar o mapa das iniciativas cadastradas pela campanha.


Escola da Arquitetura da UFMG e Secretaria de Política Urbana mapeiam iniciativas em BH

O grupo de pesquisa Práticas Sociais no Espaço Urbano (Praxis) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte lançaram um mapeamento de iniciativas de combate ao covid-19 em favelas e ocupações na Região Metropolitana da capital mineira. É possível acessar a plataforma clicando neste link.


PRcontraCOVID: Mapa da Solidariedade

A plataforma PARANÁ CONTRA A COVID-19, em construção, é uma iniciativa de profissionais e estudantes de planejamento urbano que pretende, gradativamente, reunir informações e análises para o monitoramento e enfrentamento da COVID-19 no Paraná. Além de conteúdo técnico, como painel dos casos, mapa de setores de risco, contempla o mapa da solidariedade com campanhas para as populações mais vulneráveis.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close