LIVES SOBRE ATIVISMO NA PANDEMIA

O Covid-19 no ano de 2020 trouxe ao Brasil, e outros lugares do mundo, um cenário nunca antes visto e pouco imaginado na história. A vida em um mundo pandêmico criou a necessidade de mudarmos nossa forma de nos comunicar e nos manifestar. Nesse sentido, a pandemia é singular em comparação com crises anteriores, pois teve em contrapartida as infinitas possibilidades que o mundo virtual oferece. Uma das principais formas de comunicação e de debate utilizadas pela sociedade civil nesse contexto foram as chamadas “Lives”, que se popularizaram em abril e desde então não caíram em desuso. Esta página apresenta alguns exemplos das mais de cem lives mapeadas pelo Resocie. Selecionamos apenas aquelas que contaram com a participação de atores da sociedade civil para debater algum aspecto da pandemia.

#PagaLogoBolsonaro

Raull Santiago, ativista e morador do Complexo do Alemão, mandou o papo na sua página do Facebook no dia 04 de abril de 2020 e usou a hashtag da campanha #PagaLogoBolsonaro! Veja aqui.

Ativismo e Comunicação em tempos de pandemia: a atuação dos movimentos sociais

O painel é uma apresentação dos artigos elaborados por egressos e ingressos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes. O seminário tem como tema: Ativismo e Comunicação em tempos de pandemia: a atuação dos movimentos sociais. Acesse aqui.

8ª Reunião do NEB – Covid-19 em assentamentos precários

Na quinta-feira, dia 14/04/2020, aconteceu a 8ª reunião virtual do NEB, Núcleo de Estudos da Burocracia. No oitavo encontro, o foco do debate foi o impacto da pandemia sobre as favelas e periferias brasileiras, bem como quais são os desafios e possibilidades de enfrentamento à crise nesses territórios. Participaram da live: Ana Mirtes, moradora e liderança comunitária da Ilha de Deus em Recife; Pedro Bento, aluno de administração pública da FGV e idealizador do Favela sem Corona; Danilo Lima, do movimento Periferia Sem Corona; Jabes Campos, membro da Rede Brasilândia Solidária. Veja aqui.

Entrevista com Preto Zezé

Entrevista com Preto Zezé, concedida no dia 18 de abril de 2020 para o site Unidade na Diversidade sobre o atual momento nas comunidades, as ações tomadas até agora e o que ainda precisa ser feito. Além de Preto Zezé o debate contou com o apoio de Rudá Ricci, Tânia Dornellas, Eugênio Peixoto e Osires Gianetti. Acesse aqui.

Lugar de Quarentena

Um podcast feito para entender e compartilhar diferentes vivências e impactos do COVID-19 nas periferias, partindo dos distritos de Parelheiros e Marsilac. No dia 24 de abril de 2020 foi lançado o primeiro de muitos episódios. A iniciativa é do grupo “ArquePerifa”. Acesse aqui.

Campanha periferia viva

Live na página da campanha Periferia Viva, dessa vez com os convidados Breno Rodrigues(RJ) e Ronaldo Souza(RS) que convida você para conhecer o que a gente tem feito nas periferias no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Foi realizada no dia 27 de abril de 2020 e teve como convidados Breno Rodrigues e Ronaldo Souza. Acesse aqui.

1 de maio – Em defesa da democracia – um novo mundo é possível!

As principais centrais sindicais se uniram para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora (01/05/2020). Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez, a confraternização será virtual. Uma confraternização, de luta pela democracia e pelo #ForaBolsonaro, que contará com entrevistas e intervenções artísticas para celebrar a luta dos trabalhadores. Centrais sindicais organizadoras: CUT, CSB CGTB, CTB, Força Sindical, Intersindical, NCST, Pública Central do Servidor e UGT. Veja aqui.

As Periferias Urbanas no contatexto de enfrentamento à Covid-19

Live realizada dia 07 de maio de 2020 no evento “Ciclo de Palestras” produzido pelo grupo Demodê – IPOL/UNB. O Tema principal do evento esse ano foi “Ações e Desafios no Enfrentamento do COVID-19 no Brasil” e a live, com participação de 3 convidados (Maria das Graças, Cristiane Benedetto e Thiago Trindade), teve o seguinte tema: As periferias urbanas no contexto de enfrentamento à COVID-19. Acesse aqui.

O papel das Organizações Sociais de Saude na resposta a emergencia do Covid 19

Live realizada pelo Portal da inovação com o tema “O papel das Organizacoes Sociais de Saude na resposta a emergencia do Covid 19”, contando com o apoio de convidados. Acesse aqui.

Live com Raull Santiago e Lázaro Ramos

Em live realizada no dia 11 de maio de 2020 pelo canal Mídia NINJA o ator Lázaro Ramos conversa com o ativista Raul Santiago, do coletivo Papo Reto que tem uma ação fundamental no complexo de favelas do Alemão. Veja a intrevista na integra aqui, ou acima.

Ciclo de Conversas: organizações da sociedade civil no contexto da pandemia

O tema deste encontro, realizado no dia 20 de maio de 2020, é o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes perante o coronavírus. Para o diálogo recebemos Jany Alencar, diretora geral na organização social Verde Vida e Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD. A conversa será mediada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann. Veja aqui.

Ação coletiva e novas mobilizações sociais contra as desigualdades

Mesa de debate online realizada durante o evento “PRÉ ENAPEGS 2020”, realizada do dia 25 a 28 de maio de 2020 sobre o seguinte tema: Ação coletiva e novas mobilizações sociais contra as desigualdades. Contando com o apoio de ilustres convidados. Conta com os seguintes convidados: Leonardo Leal, Danielle Klintowitz, Carla Martelli e Raoni Azerêdo. Veja aqui.

Periferias contra a pandemia

Live Periferias contra a Pandemia realizada no dia 4 de junho de 2020 pela Fundação Rosa Luxemburgo. Contou com o apoio dos seguintes convidados: Rita de Cássia – representante do MTSB, Débora Dias – coordenadora da UNEafro Brasil, Tiaraju D’andrea – pesquisador do Centro de Estudos Periféricos – CEP, Anielle Franco – do Instituto Marielle Franco, Jussara Basso – coordenação do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e Keli Mafort – direção nacional do MST Brasil. Acesse aqui.

Morhan na quarentena – LIVE 15 – Movimentos Sociais, moradia e a covid-19

Conversa com ativistas realizada no dia 11 de junho de 2020 organizados em movimentos sociais de várias partes do país sobre como nos organizamos para enfrentar questões que já eram graves antes da pandemia e agora estão ainda mais urgentes. Participaram da live os seguintes convidados: Altamira Simões, Ana Lucia, Darcy Costa, Moyses Toniolo, Getulio Vargas Jr. Assista aqui.

Resistências e Estratégias dos Movimentos Sociais Em Tempos de Pandemias

Debate “Resistências e estratégias dos movimentos sociais em tempos de pandemias”, realizado em 16 de junho de 2020 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (NEMOS) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviços Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGSS/PUC-SP). Participaram do debate: Evaniza Rodrigues, Emerson Guarani Nhandeva, Caroline Rodrigues. Acesse aqui.

Movimentos Sociais e a Pandemia

No dia 17/06/2020, ocorreu mais uma Live do SINTECT-MG, desta vez falando sobre a situação dos Movimentos Sociais e a pandemia. Participaram do debate: Alceu Karipuna, Indígena e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá; o Representante da Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres; e Pedro Paulo (Pepê), fundador do SINTECT/MG e da FENTECT e dirigente da Luta Pelo Socialismo (LPS). Acesse aqui.

Vidas negras e indígenas e a COVID-19

Webinar “Vidas negras e indígenas e a covid-19”, realizado no dia 18 de junho de 2020 e organizado pelo Ciência na rua em parceria com a Rede CoVida e Agência Bori. Estarão na mesa virtual pesquisadores, ativistas e comunicadores comprometidos com as lutas contra o racismo estrutural da sociedade brasileira e as agressões aos povos indígenas. São Rosane Borges, da Universidade de São Paulo (USP), Emanuelle Goes, do Cidacs-Fiocruz, Daniel Munduruku, do Instituto KUA, Ana Carolina da Hora, cientista da computação e criadora do Ogunhe Podcast, e Gilberto Caetano, editor e roteirista, do Diálogos Afrurbanos. Assista aqui.

Ações dos movimentos sociais nas periferias durante a pandemia

Este debate realizo em 21/06/2020 pretende visibilizar e discutir sobre as ações que as/os psicólogas/os e movimentos sociais estão desenvolvendo nos territórios e conta com o apoio dos seguintes convidados: Andrea Arruda, Rodrigo Silva Santos, Glória Maria.

Na contramão da pandemia: como estão as articulações sociais em defesa da vida da população em situação de rua durante a crise do novo coronavírus

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e o Fórum da Cidade da População em Situação de Rua transmitiram a live “Na contramão da pandemia: como estão as articulações sociais em defesa da vida da população em situação de rua durante a crise do novo coronavírus” no dia 01 de julho de 2020. Houve a paricipação dos seguintes convidados: Viviane Dallastra, Robson, Luiz Kohara, Nina Laurindo. Acesse aqui.

Movimentos Sociais e o enfrentamento da pandemia

Debate online realizado pela TV Unesp no dia 08 de julho de 2020 com o tema “Movimentos Sociais e o enfrentamento da pandemia” com o apoio dos seguintes convidados: Douglas Belchior, professor formado em História e membro fundador da Uneafro Brasil e Juarez Xavier, doutor em Comunicação e Cultura e professor na Unesp de Bauru. Veja aqui.

Movimentos sociais na pandemia: experiências de Florianópolis, Lisboa e Sevilha

A segunda live do LABGEF , relizada em 18/07/2020, tem como tema “Movimentos sociais na pandemia: experiências de Florianópolis, Lisboa e Sevilha”, com mediação do Prof. Dr. Francisco Canella e participação dos/as docentes: Dr. Francisco José Cuberos Galhardo (Universidade de Sevilha, Espanha. Assembleia de Alcalá) ; Drª. Simone Frangella (Universidade de Lisboa, Portugal. Grupo Chão); Elisa Jorge (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLU. BrCidades, SC). Acesse aqui.

Comunicação em Tempos de Isolamento

Comunicação em tempos de isolamento é um bate-papo sobre tecnologia como ferramenta para se comunicar e a luta contra as notícias falsas (fake news) realizado no dia 16/07/2020. Participam do debate: Roni Barbosa – Secretário de Comunicação da CUT Brasil Natália Bonavides – Deputada Federal | PT-RN Paulo Salvador – Rede Brasil Atual.

Na contramão da pandemia: como anda a luta dos ambulantes frente à crise da Covid-19?

A Prefeitura de São Paulo anunciou que os ambulantes poderão voltar a trabalhar na próxima segunda-feira. Por isso, nesta quarta-feira, o Centro Gaspar Garcia transmite a live dia 22 de julho de 2020 com o tema “Na contramão da pandemia: como anda a luta dos ambulantes frente à crise da Covid-19?”. Assista aqui.

Defesa de direitos e liderança de movimentos sociais em tempos de pandemia

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP através da série Saberes e Práticas sobre a pessoa com deficiência: conhecer para transformar busca promover o diálogo e o compartilhamento de informações relevantes à toda a rede apaeana do estado de São Paulo bem como a profissionais, estudantes, docentes e demais interessados na temática da pessoa com deficiência. Neste sentido realiza lives, webinars e semanas técnicas com o objetivo de fomentar discussões acerca do universo da pessoa com deficiência e do terceiro setor, contemplando as áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Gestão. Nesta live temos o tema Defesa de direitos e liderança de movimentos sociais em tempos de pandemia com o sociólogo e mestre em História Política das Relações Sociais Vanderson Pedruzzi e a Dra. Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo. Veja aqui.

BC Comunidades 2020: Nós por nós – Transformando a periferia

Líderes comunitários da primeira turma do BC Comunidades conversam com a premiada educadora social Bel Santos Mayer sobre transformar o território onde moram. O BC Comunidades identifica, apoia e dá visibilidade para novas lideranças locais. Um programa de expansão da Brazil Conference em parceria com o Insper.Participam da discussão no dia 07 de agosto de 2020: – Audrey Ribeiro da FLIGRAJA (Grajaú SP) – Abidan Henrique do Km23 (Embu das Artes SP) – Flávia Rodrigues do Viela Mais Bonita (Paraisópolis – SP) – Ester Carro do Fazendinhando (Jardim Colombo, SP) – Romeu Mata do CDHU Jardim São Luiz (Jardim São Luiz, SP). Acesse aqui.

Live Campanha pelo DESPEJO ZERO: pelo direito à vida. Despejar na pandemia é matar, é cruel

Dia 05/08/2020, movimentos sociais de luta de Minas Gerais realizaram uma Live com o tema DESPEJO ZERO! A transmissão AO VIVO foi pela página no Facebook das Brigadas Populares. O isolamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço da contaminação pelo COVID-19, mas esta medida só é possível se estiver garantido o direito à moradia digna. No meio da maior crise de saúde pública dos últimos cem anos, milhões de famílias em todo o Brasil podem ser tiradas à força de suas casas e colocadas na rua. Para falarmos sobre esse assunto, ouvimos representantes do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto; Movimento de Organização de Base (MOB); Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação Popular- MLP, Pastoral de Rua, MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Luta Popular, e da Ocupação Cidade de Deus, de Sete Lagoas, MG. Acesse aqui.

Despejo Zero e Moradia para PopRua: um diálogo entre as remoções e o aumento das pessoas em situação de rua no contexto de pandemia

#LIVE “Despejo Zero e Moradia para PopRua: um diálogo entre as remoções e o aumento das pessoas em situação de rua no contexto de pandemia” foi realizada pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos no dia 17/08/2020 e contou com o apoio de convidados para o debate. Acesse aqui.

Atuação Parlamentar no combate ao Covid-19 para PopRua

“Na LIVE Atuação Parlamentar no combate à Covid-19 para PopRua” foi discutido as diversas formas em que os mandatos parlamentares tem atuado em favor da população em situação de rua durante o enfrentamento dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Livre realizada no dia 18 de agosto de 2020 e contou com os convidados: Eduardo Suplicy, Soninha Francine, Beth Sahão, Deputada Erica Malunguinho e Juliana Cardoso. Acesse aqui.

Covid-19 em Manguinhos: Ações e estratégias de enfrentamento ao coronavírus

A plataforma Cidades em Movimento, apresentou na quarta-feira (19/08/2020), às 15h, um bate-papo sobre as estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus protagonizadas por coletivos, organizações e movimentos sociais na favela de Manguinhos. Também serão abordados os desafios relacionados à insegurança alimentar no contexto da pandemia de Covid-19. Estão no debate Márcia Corrêa e Castro; Taís Ariza; Jussara Rafael Ângelo e Paloma Gomes. Acesse aqui.

Live com movimentos sociais evangélicos

A Bancada Evangélica Popular realizou no dia 25 de agosto de 2020 uma live no seu canal do Facebook uma live com diversos representantes dos movimentos sociais evangélicos. Participaram do debate: Will Carvalho, Ariovaldo, Bianca Ramires, Waldicéia de Moraes, Flavia Sá, EIG, Bob Luiz Botelho, Marcos Cesar, Samuel Oliveira, Wilson. Assista aqui.

Webinário #18 | Periferias e a Covid-19: impactos e respostas

Nesta edição da série de webinários População e Desenvolvimento em Debate realizada no dia 26/08/2020 serão discutidos, sob diferentes olhares, os impactos e as possíveis soluções da crise causada pela pandemia a partir de experiências das regiões periféricas no Brasil. Palestrantes – Anielle Franco – Diretora do Instituto Marielle Franco e curadora do Projeto Papo Franco – Preto Zezé – Presidente Global da Central Única das Favelas – Graziela Castello – Diretora administrativa e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Acesse aqui.

Alianças Solidárias pelo Auxílio Emergencial

Para conversarmos sobre o que foram as alianças solidárias durante a pandemia, quais os seus limites, as potências e aonde essa mobilização afinal chegou, o Transe Hub convida para uma live realizada no dia 27/08/2020 que vai contar com Victor Hugo Viegas, integrante do Transe, de host e com Zé Antônio – ativista que fez uma observação etnográfica e um acompanhamento militante de dezenas de grupos de facebook e de Whatsapp de ajuda mútua durante o período mais intenso de mobilização em busca do auxílio. Veja aqui.

Intercâmbio de Experiências para a Proteção de Defensores Indígenas contra a COVID-19

“Problemas de acesso à justiça para os povos indígenas na matéria da COVID-19” do webinar “Intercâmbio de experiências para a proteção de defensores indígenas contra a COVID-19”. Parciparam do debate dia 16/07/2020: Roraima Gonzalez, Wayra Samuel Shiguango e Tuntiak. Veja aqui.

O impacto da Covid-19 na ação dos movimentos sociais populares

O Centro de Educação e Assessoramento Popular apresenta o estudo “O impacto da Covid-19 na ação dos movimentos sociais populares”. O material é fruto de entrevistas realizadas com dirigentes de 23 organizações brasileiras com o objetivo de compreender de que forma a pandemia do coronavírus impacta nas ações politico-organizativa e político-educativa dos movimentos sociais. Acesse aqui.

Residências Artísticas e Museus Universitários Durante a Pandemia

“A residência artística da CAL/UnB e OEI diferencia-se de outras por acontecer dentro da universidade. Assume-se como um espaço de diálogos e de interações, discussão das artes e produção crítica. Focada no estímulo às artes latino-americanas e africanas desenvolve programas in loco desde 2017, tendo já realizado três residências internacionais. Este ano, no dia 22/09/2020 realiza a sua primeira residência online que resultará numa ação performática”. Veja aqui.

Travessia episódios 1 a 8

Travessia é uma série de vídeos realizados pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular onde se tem como tema principal da pandemia de COVID-19, mas que em cada episódio traz um subtema novo. Acesse aqui.

Campanha Despejo Zero e a população em situação de rua

“O Brasil não sabe, até agora, quantas pessoas em situação de rua foram contaminadas e morreram pela covid-19. Neste grave contexto, pessoas, movimentos e entidades que pautam a violação de direitos para pessoas que não possuem um teto para morar se somam à Campanha Despejo Zero nacional, com o lançamento da “Campanha Despejo Zero e a população em situação de rua”. Veja por aqui o debate do dia 02 de outubro de 2020.

Ativismo e Cuidado

A proposta da live Ativismo e Cuidado, realizada 06/08/2020, é oferecer um espaço de troca e compartilhamento de experiências, trazendo ao debate os temas do autocuidado e do cuidado coletivo nas diversas experiências de ativismo. Participaram do debate: Lúcia Xavier, Maria Dolores e Gabi Negríndia. Acesse aqui.

Movimentos Sociais, organização e pandemia em Alagoas: Diálogos em Bureau

A live, no dia 06/10/2020, será um momento de discussão e aprendizado sobre a região Lagunar de Maceió́. Serão discutidas suas dificuldades, situações não resolvidas, as ações voluntárias dos movimentos sociais naquela região, projetos futuros, planos para a revitalização da Orla Lagunar e vários outros assuntos serão discutidos na roda de conversa. Para essa roda de conversa foram convidados (as) Rogério Dyaz, artista, fundador do Coletivo Quintal Cultural e do Movimento dos Povos das Alagoas ; Vanessa Santos, representante da Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras – Coopmaris ; Samuel Scarponi, representando o Comitê dos Povos das Lagoas e Luciene Costa, representando o Erê. A roda será mediada por Mônica Nascimento, representante do Coletivo de Apoio às trabalhadoras e aos trabalhadores – CATT. Veja na integra por aqui.

Mapeamento de ações emergenciais de incidência da sociedade civil na pandemia

A ABONG – Democracia, Direitos e Bens Comuns,– em parceria com a FASE, o NEPAC/Unicamp, o NETSAL/UERJ e o RESOCIE/UnB — realizou no dia 13 de outubro de 2020 um debate virtual com diversos convidados com o tema “Mapeamento de ações emergenciais de incidência da sociedade civil na pandemia”. Acesse aqui.

O debate da Necropolítica em Tempos de Pandemia

Debate mediado pela conselheira da atual Gestão do XVI Plenário do CRP SP, Ione Xavier, no dia 5 de abril de 2020 com a participação da psicóloga Carolina Duarte que integra a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e os psicólogos Leandro Fonseca, professor do curso de Psicologia da Universidade de Sorocaba, e Marcio Farias, membro do Núcleo de Estudos Trabalho Ação Social (NUTAS – PUC-SP). No atual cenário de pandemia, a live debaterá o conceito de necropolítica cunhado em 2003 pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, que discute como governos decidem quem viverá e quem morrerá e de que maneira viverão e morrerão. Acesse aqui.

Movimentos sociais e pandemia

Luciana Tatagiba, Débora Rezende e Leonardo Avritzer debatem Movimentos sociais e pandemia no “Quarentena, crise da democracia e política”. O debate que foi realizado em 12 de junto de 2020 vai ao ar no canal do YouTube TV da Democracia INCT e no Facebook Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. Acesse aqui.

Desigualdades sociais em tempos de pandemia

Live realizada no dia 09 de julho de 2020 com o tema “Desigualdades sociais em tempos de pandemia” com a participação de Gustavo Agiar, Tania Teixeira, Emmanuele Silveira e Gelton Coelho. Acesse aqui.

OS DESAFIOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM TEMPO DE PANDEMIA: O QUE FAZER?

Live realizada no dia 19 de maio de 2020 para discutir o tema “os desafios dos movimentos sociais em tempo de pandemia: o que fazer?” proposta do Grupo Animação Cultural, com a participação do Professor de história e Dirigente do PT-JP Josenilton Feitosa e Marcos Oliveira, professor de Gestão Pública. Acesse aqui.

Movimento dos Trabalhadores da Assistência Social

Live realizada no dia 09 de julho de 2020 pelo Projeto Multiplos Saberes com o tema: Movimento dos Trabalhadores da Assistência Social em tempos de pandemia. A live conta com a participação da Psicóloga Vanessa Brito. Acesse aqui.

ATIVISMO SOCIAL

Três ativistas envolveram suas comunidades e mudaram suas vidas. Bruno Capão, Kdu da Favelinha e Roger Koeppl conversam sobre suas iniciativas na terceira Live do Fórum do Amanhã que foi realizada no dia 17 de julho de 2020. Acesse aqui.

Reflexões sobre o Mundo Pós-Pandemia

Nesta edição, o Fórum do Amanhã recebe na Live do dia 21 de agosto de 2020, Maria Prata, Gustavo Franco, Dr. José Roberto e David Zylbersztajn para debater sobre o mundo pós pandemia. Acesse aqui.

Movimentos Sociais, moradia e a COVID-19

Conversa com ativistas organizados em movimentos sociais de várias partes do país sobre como nos organizamos para enfrentar questões que já eram graves antes da pandemia e agora estão ainda mais urgentes. Live realizada no dia 11 de junho de 2020 e conta com a participação de Altamira Simões, Ana Lucia , Darcy Costa, Moyses Toniolo e Getulio Vargas Jr. Acesse aqui.

Covid-19 em Manguinhos: Ações e estratégias de enfrentamento ao coronavírus

A plataforma Cidades em Movimento, apresentou no dia 19 de de agosto de 2020, às 15h, um bate-papo sobre as estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus protagonizadas por coletivos, organizações e movimentos sociais na favela de Manguinhos. Também serão abordados os desafios relacionados à insegurança alimentar no contexto da pandemia de Covid-19. O encontro contará com a participação de: Márcia Corrêa e Castro: Coordenação da Campanha se Liga no Corona; Taís Ariza: Nutricionista Ensp/Fiocruz; Jussara Rafael Ângelo: Coordenação da Ação Social Solidariedade em Manguinhos; Paloma Gomes: Voluntária no coletivo Manguinhos Solidário. Acesse aqui.

Pandemia e despejos: O que a Justiça pode fazer pelas comunidades urbanas e rurais?

Pensando na intensificação das vulnerabilidades pela pandemia do coronavírus (covid-19) a jusDh inicia com esta Live no dia 13 de abril de 2020 a campanha Justiça pelos Direitos Humanos, espaço para refletirmos sobre outro Sistema de Justiça – uma Justiça pela defesa dos direitos humanos. Acesse aqui.

VIOLÊNCIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA DAS MULHERES

A Live tratou no dia 03 de agosto de 2020 de um tema muito importante: os impactos da pandemia e as diversas consequências que isso tem para nós mulheres, dentro e fora de casa. O encontro contou com a participação de Débora Diniz e Isis Menezes Táboas. Acesse aqui.

Café com o MST – Especial Quarentena Sem Terra

O Café com o MST – Especial Quarentena Sem Terra contou no dia 13 de abril de 2020 com a participação da chef de cozinha e apresentadora Bela Gil, do dirigente nacional do MST João Paulo Rodrigues e a integrante do Setor de Saúde do MST Susane Lindinalva da Silva. Acesse aqui.

Reflexões sobre o Brasil em tempos de pandemia com o ministro do STF Gilmar Mendes

Live realizada no dia 14 de agosto de 2020 sobre as perspectivas no Brasil no período pandêmico com participação do ministro Gilmar Mendes. Acesse aqui.

REFLEXÕES SOBRE O BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Para inaugurar uma série de Conferências intituladas de “Reflexões sobre o Brasil em Tempos de Pandemia”, o MST discute com convidados e personalidades políticas o tema Soberania Alimentar nesta próxima quinta-feira (15/10/2020), às 18h30. Com as presenças confirmadas de Maria Emília Pacheco, antropóloga, assessora da FASE e ex-presidenta do Consea, Letícia Sabatela, atriz, Bela Gil, culinarista e apresentadora de televisão, Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente, José Graziano da Silva, agrônomo, professor e ex-presidente da FAO, e João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST, a Conferência será transmitida AO VIVO no YouTube do MST. Acesse aqui.

CAFÉ COM MST

Conversa com o presidente Lula, o músico Chico Buarque, o deputado federal (PT-SP) Alexandre Padilha, a dirigente da Contraf Brasil Elisangela Araújo e o presidente da CONTAG Aristides Veras. A mediação será com João Pedro Stedile e João Paulo Rodrigues, dirigentes nacionais do MST realizada no dia 17 de abril de 2020. Acesse aqui.

Ativismo e solidariedade nas periferias

Tauá Pires (Oxfam Brasil) recebe Wesley Teixeira, ativista do Movimento Caxias e integrante do PeriferiaConnection, colunista da Folha e Podcast Mamilos, para conversar sobre Ativismo e Solidariedade nas Periferias no dia 28 de maio de 2020. Acesse aqui.

Ações dos movimentos sociais nas periferias durante a pandemia

Este debate, realizado em 21 de junho de 2020, pretende visibilizar e discutir sobre as ações que as/os psicólogas/os e movimentos sociais estão desenvolvendo nos territórios. Conta com a participação de Andrea Arruda, Rodrigo Silva Santos e Glória Maria. Acesse aqui.

Os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe

A oitava live do ABEPSS AO VIVO acontecerá na terça-feira, 1º de setembro de 2020, às 19h30 (horário de Brasília), com o tema “Os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe”. O encontro será transmitido pelo Facebook e canal do YouTube da associação! Expositoras e expositor: Marina dos Santos – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) -Rud Rafael – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) -Josi Costa – Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Acesse aqui.

LABGEF CONVIDA: diálogos em tempos de pandemia

A segunda live do LABGEF, realizada no dia 14 de julho de 2020, tem como tema “Movimentos sociais na pandemia: experiências de Florianópolis, Lisboa e Sevilha”, com mediação do Prof. Dr. Francisco Canella e participação dos/as docentes: Dr. Francisco José Cuberos Galhardo (Universidade de Sevilha, Espanha. Assembleia de Alcalá), Drª. Simone Frangella (Universidade de Lisboa, Portugal. Grupo Chão), Elisa Jorge (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLU. BrCidades, SC). Acesse aqui.

Desigualdades e democracia em tempos de Covid-19

O coronavírus nos trouxe à beira da pior crise sanitária e socioeconômica das últimas décadas no Brasil. As desigualdades, já enormes, foram evidenciadas nesta pandemia. Não bastasse isso, o país vive um cenário de sérias ameaças à democracia. Quais são os caminhos possíveis em um cenário tão adverso? Para falar sobre isso, convidamos dois especialistas: Anielle Franco: Escritora, professora e mestra em jornalismo e inglês pela Universidade de Carolina do Norte (EUA). É diretora do Instituto Marielle Franco. Marcos Nobre: Escritor, filósofo e cientista social, professor de filosofia na Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A Live aconteceu no dia 11 de junho de 2020 e pode ser acessada aqui.

Desigualdades: comunidades quilombolas frente à pandemia

A quilombola Selma Dealdina, da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq) e a ex-vice procuradora-geral da República, Deborah Duprat, conversaram sobre o tema “Desigualdades: Comunidades Quilombolas Frente à Pandemia”, no dia 14 de junho de 2020 com moderação de Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. Acesse aqui.

Coronavírus e a vida nas periferias

Como a pandemia de coronavírus pode impactar a vida nas periferias? O que o poder público tem feito para evitar que a vida já difícil de milhões de pessoas que já vivem em condições precárias seja ainda pior? A economista Laura Carvalho, autora do livro Valsa Brasileira, e o ativista Renê Silva, fundado da ONG Voz das Comunidades (do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro) discutiram o tema com Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil no dia 30 de abril de 2020. Acesse aqui.

#ComunicaçãoEPandemia – Live com Coletivo Catarse

Aconteceu no dia 07 de maio de 2020 a Live com o Coletivo Catarse que tratou diversos temas relacionados à pandemia de COVID-19. A live foi apresentada no canal do Witness Brasil. Acesse aqui.

Populações indígenas na pandemia | Diálogos na USP

O programado Diálogos na USP realizado no dia 22 de maio de 2020 contou com o apoio dos seguintes convidados: Marcello Rollemberg, Marcos Wesley e Marta Rosa, sobre o tema “Populações indígenas na pandemia”. Acesse aqui.

LIVE: Como Andam os Quilombos do Rio em Tempos de Pandemia?

Como a pandemia tem impactado os quilombos urbanos do Rio de Janeiro? Qual a importância destes espaços para preservar a memória e como ferramentas de resistência? Os quilombos nos mostram a importância de olhar para o passado para poder pensar o futuro. Carregadores de história e sabedoria, também são locais de resistência e autonomia. Os quilombos urbanos do Rio de Janeiro compõem uma parte essencial da cidade. Venha ouvir, no dia 05 de maio de 2020, de lideranças dos cinco quilombos urbanos do Rio de Janeiro que valorizam e defendem seu direito à memória para criar soluções para o futuro. Nesta memória, a conexão entre a África e o Brasil serve como raíz para entender a cidade. Participe desta aula pública com lideranças quilombolas do Rio de Janeiro e entenda como andam seus territórios em tempos de pandemia: – Luiz Sacopã, Quilombo Sacopã – Adilson Almeida, Quilombo do Camorim – Gizele Mesquita Martins, Quilombo Cafundá Astrogilda – Barbara Guerra, Quilombo de Marambaia. Acesse aqui.

A saúde indígena em tempo de pandemia

Live realizada dia 16 de setembro de 2020 pela Fiocruz com o tema “A saúde indígena em tempo de pandemia” e com a participação de Rita Bacuri, Carmem Pankararu, João Paulo Tukano, Fabiane Santos. Acesse aqui.

LIVE – Prosa de Margaridas em Tempos de Pandemia

A Marcha das Margaridas realiza nesta semana (29/07/2020) mais um episódio da série ‘Prosa de Margaridas em tempos de pandemia’. Essa série, que será transmitida ao vivo no FACEBOOK, YOUTUBE e PORTAL DA CONTAG, abordará temas relacionados aos eixos políticos da Plataforma Política da Marcha das Margaridas. São conteúdos e reflexões importantes acerca dos problemas e das questões sociais, econômicas e políticas que, em seu conjunto, vêm afetando as vidas das mulheres. Em seu quinto episódio, discutirá ‘ Direitos territoriais e bens comuns: luta e resistência’. Essa Live contará com a moderação de Mazé Morais, agricultora familiar, secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da 6ª Marcha das Margaridas. As convidadas são: Maria Emilia Pacheco – Assessora da FASE – Solidariedade e Educação, e integrante dos Núcleos Executivos da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Sandra Maria da Silva Andrade – Diretora da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo), coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e moradora do Quilombo Carrapatos, em Tabatinga/MG, Helena Gomes da Silva – Coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) regional Piauí, Cristiane Julião Pankararu – Antropóloga, integra a APOINME, APIB e coletivo Voz das Mulheres Indígenas. Acesse aqui.

Live de lançamento do Observatório da Covid-19 nos Quilombos

O Observatório da Covid-19 nos Quilombos é uma plataforma online que reúne dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus entre quilombolas de todo o Brasil. O monitoramento, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e pelo Instituto Socioambiental (ISA), apresenta casos monitorados, confirmados e óbitos decorrentes da Covid-19 entre quilombolas. Foi realizada no dia 28 de maio de 2020 live com a participação de Jurema Werneck, Milene Maia e Sandra Andrade. Acesse aqui.

Pandemia e os povos indígenas | Live Reconexão Periferias

O sociólogo Paulo Ramos, coordenador do projeto Reconexão Periferias, conversa com Leila Borari, coordenadora da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, no dia 17 de junho de 2020 sobre a pandemia e os povos indígenas. Acesse aqui.

SONIA GUAJAJARA | A luta indígena contra a covid e o governo

Sonia Guajajara, uma das mais importantes lideranças indígenas brasileiras da atualidade, conversa AO VIVO no dia 07 de agosto de 2020 com os repórteres André Barrocal e Felipe Milanez a respeito das lutas dos povos originários contra a pandemia do novo coronavírus e também contra os ataques perpetrados pelo governo de Jair Bolsonaro. Acesse aqui.

LIVE SOLIDÁRIA – MULHERES INDÍGENAS EM MOVIMENTO

Live solidária realizada no dia 01 de dezembro de 2020 pela APIB com o tema “Mulheres Indígenas em Movimento”. A Live contou com a participação de Ana Paula Sabino, Hamangai Pataxó e Indiana Petsirei O Dumhive. Acesse aqui.

CORONAVÍRUS NAS FAVELAS: COMO COMBATER A PANDEMIA NA PERIFERIA

O UOl Debate desta sexta-feira (24/04/2020) reúne representantes de comunidades para discutir o combate à pandemia do Coronavírus nas favelas do país. Participam Anna Karla Pereira, cofundadora da Frente Favela Brasil; Christiane Teixeira, líder comunitária de Coroadinho (MA); Gilson Rodrigues, líder comunitário de Paraisópolis (SP) e Isabela Souza, diretora do Observatório das Favelas. Bianca Santana, colunista de ECOA, faz a mediação. Acesse aqui.

Entregadores e a pandemia | Live Reconexão Periferias

O advogado trabalhista Antonio Carlos Carvalho, consultor da Fundação Perseu Abramo, conversa com Sorriso, entregador por aplicativo, sobre os entregadores e a pandemia no dia 08 de julho 2020. Acesse aqui.

Organizações sociais e comunitárias no enfrentamento dos efeitos do COVID-19

Converso com Marcivan Barreto, presidente estadual da CUFA – Central Única das Favelas, Anabela Gonçalves, presidente da Associação Cultura Bloco do Beco e Wagner Silva (Guiné), coordenador da estratégia de Fomento da Fundação Tide Setubal no dia 27 de julho. Tema: organizações sociais e comunitárias no enfrentamento dos efeitos da pandemia. Acesse aqui.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close