Disciplinas

Ementas de disciplinas ministradas por integrantes do grupo de pesquisa:

Criatividade Política

Esta disciplina, oferecida na pós-graduação, acompanha uma literatura emergente nas ciências sociais que rejeita antinomias dominantes sobre a ação humana: racional/calculista versus cultural/normativa; autônoma versus estruturada. Exploramos a proposta de que a ação humana é ao mesmo tempo reflexiva e rotineira, sempre situada em contextos que criam ao mesmo tempo os constrangimentos e os recursos que dão base à ação criativa.

Profa. Rebecca Abers
Imagem: Nika Akin via Pixabay

Movimentos Sociais

A disciplina de graduação tem dois objetivos centrais: primeiro, discutir o fenômeno da participação política coletiva – com um foco na compreensão do processo de mobilização de grupos que buscam contestar ou transformar práticas sociais ou políticas existentes; segundo, proporcionar aos alunos uma oportunidade para “ir a campo”, para desenvolver uma pesquisa original baseado em técnicas de pesquisa qualitativa, especialmente de entrevistas semi-estruturadas e coleta de documentos.

Profa. Rebecca Abers

Imagem: James Motter via Unsplash.com


Metodologia de Pesquisa em Ciência Política

Este curso, em nível de pós-graduação, tem como objetivo apresentar os fundamentos metodológicos utilizados nas pesquisas realizadas pela ciência política contemporânea. É apresentada aos alunos uma perspectiva panorâmica do conjunto de abordagens adotadas pelos cientistas políticos, examinando seus possíveis usos, seus limites e possibilidades. A disciplina integra a base curricular obrigatória da pós-graduação em Ciência Política na UnB.

Imagem: Ilya Pavlov via unsplash.com

Profa. Marisa von Bülow (graduação)

Profa. Marisa von Bülow e Prof. Frederico Bertholini (pós-graduação)


Minicurso Etnografia na Ciência Política

O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma visão geral da etnografia como método de pesquisa, considerando sua utilização crescente no campo da Ciência Política.
Imagem: Teddy Kelley via Unsplash

Profa. Camila Pena


Teoria e Análise Política

Esta disciplina, em nível de pós-graduação, discute alguns dos debates centrais da ciência política contemporânea. Os temas abordados são os problemas da representação política e a crise da democracia, a teoria democrática e ação coletiva, as teorias do Estado e as teorias da justiça. Dentro desses eixos temáticos são debatidas diferentes perspectivas teóricas, sendo dada especial atenção a perspectivas liberais, pluralistas, marxistas e neomarxistas, feministas e pós-coloniais. O curso oferece uma visão abrangente e crítica das temáticas mais disputadas e discutidas na ciência política atual.

Profa. Débora Rezende de Almeida e Profa. Danusa Marques
Imagem: Pexels via Pixalbay

Política Brasileira 1

O objetivo desta disciplina de gradução é discutir os princípios da organização política brasileira, a partir da análise crítica dos eventos e instituições que se desenvolveram desde os primórdios da organização política e social no Brasil até o período do Estado Novo. A disciplina também busca refletir sobre os temas relevantes do período à luz de leituras contemporâneas, de maneira a pensar suas influências e sobrevivências na política brasileira

Profa. Débora Rezende de Almeida

Imagem: 31 de Dezembro de 1929 via Creative Commons


Internet e Política

No primeiro semestre de 2018, a professora Marisa von Bülow ministrou a disciplina Internet e Política, voltada para estudantes de graduação. O objetivo deste curso é oferecer aos estudantes conhecimento sobre as relações entre o exercício da política e as plataformas virtuais. O foco foi a relação entre o ativismo político e os usos de redes sociais virtuais em contexto eleitoral e de polarização política.

Profa. Marisa von Bülow

Imagem: Alice Donovan via Unsplash


Representação Política

O debate contemporâneo das últimas duas décadas reativou o conceito de representação política como objeto de construção teórica, a partir de duas direções: no interior das teorias ligadas ao funcionamento do governo representativo e para além dele, com foco na pluralidade de atores e grupos que representam, mesmo que não autorizados. O objetivo da disciplina é revisar estes desenvolvimentos, desde a atenção à consolidação dos significados modernos de representar, aos avanços na compreensão do governo representativo e às críticas recentes ao modelo liberal por parte tanto dos teóricos do governo representativo, quanto daqueles que apontam para a pluralização da representação.

Profa. Debora Rezende

Imagem: Vermelho – a esquerda bem informada


The contemporary Brazilian politics and society

This course presents a broad overview of the main questions on Brazilian politics and society since the transition to democracy in 1985. It focuses on the evolution of democratic political institutions and processes, state-society relations, and major social and demographic changes and their impact on the political system throughout the last three decades.

Profa. Rebecca Abers e Prof. André Borges (pós-graduação)

Imagem: BBC Brasil


Teoria Política Contemporânea

São apresentadas algumas das principais discussões teóricas dos últimos cem anos, tanto no campo da ciência política, quanto na sociologia e filosofia políticas. Reconhecendo a pluralidade de visões teóricas contemporâneas, a disciplina busca apresentar uma diversidade de perspectivas sobre como opera e/ou deveria operar o mundo da política, privilegiando aquelas que influenciam debates atuais.

Profa. Rebecca Abers

Imagem: via Nordeste Sou

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close