Disciplinas

Ementas e programação de disciplinas ministradas pelas integrantes do grupo de pesquisa.

Movimentos Sociais

5 de março de 2018 – Profa. Rebecca Abers

Os alunos da graduação matriculados na disciplina Metodologia de Pesquisa em Ciência Política curso já podem baixar a ementa da disciplina por aqui. A disciplina tem dois objetivos centrais: primeiro, discutir o fenômeno da participação política coletiva– com um foco na compreensão do processo de mobilização de grupos que buscam contestar ou transformar práticas sociais ou políticas existentes; segundo, proporcionar aos alunos uma oportunidade para “ir a campo”, para desenvolver uma pesquisa original baseado em técnicas de pesquisa qualitativa, especialmente de entrevistas semi-estruturadas e coleta de documentos. Não há mais vagas para a turma.

Imagem: James Motter via Unsplash.com


Metodologia de Pesquisa em Ciência Política

4 de março de 2018 – Profa. Marisa von Bülow

Os alunos da pós-graduação matriculados na disciplina Metodologia de Pesquisa em Ciência Política curso já podem acessar a ementa da disciplina. O curso tem como objetivo apresentar os fundamentos metodológicos utilizados nas pesquisas realizadas pela ciência política contemporânea. Ao londo do decorrer da disciplina, será apresentada aos alunos uma perspectiva panorâmica do conjunto de abordagens adotadas pelos cientistas políticos, examinando seus possíveis usos, seus limites e possibilidades. A disciplina integra a base curricular obrigatória da pós-graduação estrito stricto sensu em Ciência Política na UnB e será ministrada conjuntamente pelos professores Marisa von Bülow e Mathieu Turgeon. Para acessar a ementa, basta clicar aqui.

Imagem: Ilya Pavlov via unsplash.com


Minicurso Etnografia na Ciência Política

31 de janeiro de 2018 – Profa. Camila Pena

De 26 a 29 de Março, será ministrado o Minicurso Etnografia na Ciência Política, cuja ementa já está disponível em nosso site. O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma visão geral da etnografia como método de pesquisa, considerando sua utilização crescente no campo da Ciência Política. A inscrição está aberta e seguirá os prazos do calendário acadêmico. Alunos especiais (sem vínculo com a Universidade de Brasilia) poderão se candidatar. A ementa está disponível em nosso site. Para mais informações contate a Secretaria de Pós-Graduação em Ciência Política pelo email secretaria.pospolunb@gmail.com ou pelo telefone (61)3107-2202.
Imagem: Teddy Kelley via Unsplash


Internet e Política

22 de Fevereiro de 2018 – Profa. Marisa von Bülow

No primeiro semestre de 2018, a professora Marisa von Bülow ministrou a disciplina Internet e Política voltada para estudantes de graduação. O objetivo deste curso é oferecer aos estudantes de graduação em ciência política (e áreas afins) conhecimento sobre as relações entre o exercício da política e as plataformas virtuais. Neste semestre, o foco principal do curso será a relação entre o ativismo político e os usos de redes sociais virtuais em contexto eleitoral e de polarização política. Esse foco, no entanto, é abrangente. Inclui não apenas a análise das estratégias eleitorais de candidatos(as) e partidos políticos, mas também as práticas digitais para o ativismo de indivíduos e organizações da sociedade civil, que usam a Internet para posicionarem-se, organizarem-se, mobilizarem, influenciarem o processo eleitoral.

Imagem: Alice Donovan via Unsplash

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close