Outras iniciativas

< Retornar à página Mobilização COVID-19

FUNDO DE APOIO EMERGENCIAL: COVID-19

A fundação Fundo Brasil iniciou uma campanha de apoio emergencial para organizações, grupos, coletivos e indivíduos dedicados à luta por direitos humanos, para ações dirigidas ao contexto da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Acesse aqui.

Cursos de formação e ativismo social reXistência

reXistência.Coletiva é uma iniciativa de ativismo social que parte de uma rede de acadêmicos da pós graduação e professores em diferentes universidades no Brasil. O grupo oferece cursos online de formação complementar, cuja arrecadação em valor de inscrições é 100% revertida para doações a organizações de assistência a comunidades trans, negras e indígenas. Acesse mais informações aqui.

Movimentos lançam campanha Despejo Zero para conter ações durante pandemia

Dezenas de representantes de entidades de movimentos populares e sociais se uniram para lançar a campanha “Despejo Zero”, em um evento virtual realizado na tarde desta quinta-feira (23). Eles denunciaram reintegrações de posse e despejos que continuam acontecendo em todo o país, em plena crise sanitária e acelerada transmissão do novo coronavírus (Covid-19), que tirou a vida de mais de 84 mil brasileiros e brasileiras. Leia aqui.. Live sobre a Campanha aqui.

Campanha Vamos Precisar de Todo Mundo

“Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade ao povo brasileiro, articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. O objetivo da campanha é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de solidariedade, para que mais gente possa participar e colaborar da forma como puder. Acesse aqui.

Ação Mãos Solidárias completa 100 dias em Pernambuco

Ao longo de mais de 100 dias de mobilização com a campanha Mãos Solidárias, foram arrecadadas doações que beneficiaram milhares de famílias em várias cidades de Pernambuco. Por meio do Marmitas Solidárias, foram distribuídas 200 mil refeições à população de rua, produzidas cerca de 20 mil Máscaras Solidárias, além de milhares de cestas básicas e mais de 50 toneladas de produtos da Reforma Agrária Popular. Movimentos sociais do campo à cidade, sindicatos, associações e voluntariado têm construído, mão à mão, uma rede de solidariedade que tem beneficiado as comunidades mais vulneráveis durante a pandemia da COVID-19. Leia aqui.

Petroleiros e agricultores preparam doação de alimentos e gás em Curitiba e Araucária

A união entre petroleiros e agricultores vai resultar em uma ação de solidariedade a famílias em situação de vulnerabilidade da periferia de Curitiba e Araucária, neste sábado (1). O objetivo é distribuir 400 cargas de gás de cozinha, adquiridas por meio de uma campanha junto aos petroleiros da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), e 15 toneladas de alimentos frescos, doados por camponeses e camponesas da reforma agrária de cinco municípios, e por produtores familiares de São José dos Pinhais. Leia mais aqui.

Covid-19 – Solidariedade na Amazônia

#TVPeriferiaEmFoco acompanhou na ilha de Cotijuba, em Belém, a ação de solidariedade no enfrentamento à Covid-19 às famílias ribeirinhas do Pará. O mutirão de solidariedade faz parte da campanha nacional “Estamos Prontos” que já atendeu mais de 740 mil pessoas no Brasil. No Pará a campanha é integrada com a Central de Movimentos Populares – CMP através da Campanha COVID 19: SOLIDARIEDADE NA AMAZÔNIA, uma iniciativa destinada a atender famílias de comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígena e das periferias das cidades que estão passando por dificuldades financeiras, e vem sofrendo com a crise econômica e o desemprego devido à pandemia do novo Coronavírus. As ações acontecem com a parceria da Cruz Vermelha Brasileira – Pará, SEBRAE, UNICEF, FORD, Natura, Ação da Cidadania, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil e outros órgãos públicos juntamente com a sociedade civil organizada. Acesse o vídeo aqui.

Projeto CO-LAB

A plataforma CO-LAB é uma iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida com o intuito de criar uma rede colaborativa de enfrentamento da COVID-19 na cidade de Maringá-PR. Acesse o site da iniciativa aqui.

Projeto Mandacaru

O Projeto Mandacaru é uma plataforma de colaboração voluntária, na qual a combinação das partes vai gerar um resultado muito maior para enfrentarmos a pandemia do coronavírus. Estudantes, professores, cientistas, profissionais da saúde, exatas ou humanas podem contribuir das mais diversas formas: divulgando informações baseadas em ciência, combatendo notícias falsas, compartilhando artigos científicos relacionados à Covid-19 (protocolos, tratamentos, equipamentos, técnicas), compartilhando projetos, contribuindo com análises, e influenciando políticas públicas para melhorar a sociedade. Acesse o canal aqui.

Covid nas prisões

O Covid nas prisões é uma iniciativa que pretende acompanhar os casos da doença nas instituições de privação de liberdade no Brasil. Além disso, dá informações para mães e familiares, divulga ações judiciais importantes nesse contexto e legislações que respaldam os direitos das pessoas privadas de liberdade.


Memorial Vagalumes

Vagalumes se forma como rede de voluntários, com o objetivo de prestar homenagem aos mortos e solidariedade às famílias dos povos indígenas afetados pela Covid-19 no Brasil e em países vizinhos. Acesse aqui.


Fundo Emergencial para a Saúde

O Fundo Emergencial para a Saúde é incentivado através da campanha Abrace a Saúde, que tem como objetivo chamar a atenção para a saúde pública. É possível fazer sua doação para o Fundo, que a destinará para entidades que estão na linha de frente no combate à pandemia. A doação também pode ser revertida em testes rápidos produzidos pela Fiocruz, máscaras descartáveis, respiradores e cama de hospital entre outros itens de primeira necessidade pata combater a pandemia e atender os pacientes .


Monitor das doações

Site informa a evolução semanal de doações realizadas para minorar o impacto da Covid-19. Elas podem ser visualizadas por tipo de doador (empresas, campanhas, indivíduos). É possível conhecer campanhas de doação e também doar para a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), instituição responsável pelo monitoramento.


https://twitter.com/UndocuBlack/status/1255884314266525697

A Rede “Undocublack”, criada em 2006 em Mimi com o objetivo de proteger os direitos humanos de imigrantes negros, está usando suas mídias sociais para divulgar uma série de ações de apoio a essas comunidades.


Solidariedade com Refugiados na Rota dos Bálcãs

Chiara Milan, professora da Universidade de Graz (Áustria), publicou artigo na revista Interface sobre a solidariedade aos refugiados na rota dos Bálcãs em contexto de pandemia. Clique aqui para ter acesso ao texto.


“Welcoming America”: refugiados e imigrantes nos EUA frente à pandemia

A ONG Welcoming America lista, na sua página na Internet, uma série de campanhas e recursos disponíveis para refugiados e imigrantes, no contexto da pandemia.



Reforma tributária solidária

Um conjunto de entidades voltadas para o setor fiscal propôs uma reforma tributária solidária, que pretende promover justiça social através de instrumentos de progressividade de impostos, ou seja, quem tem mais paga mais. O objetivo principal é que este seja um mecanismo para o combate à desigualdade social. A proposta vai na contramão de outras que têm sido colocadas no Congresso Nacional (PEC 45 e PEC 110) e reforça a campanha Taxar Grandes Fortunas para Salvar Vidas.


Pacto pela vida e pelo Brasil

Várias entidades – como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – se juntaram para defender o Pacto pela Vida e pelo Brasil. O Pacto é em defesa das medidas de prevenção e contenção para desacelerar a transmissão do coronavírus e seu contágio, e da busca por soluções que visem o bem comum e, em especial, dos mais pobres e vulnerabilizados.


Missão COVID-19

É uma iniciativa criada para permitir que pessoas que tenham os sintomas da COVID-19 e não tenham convênio ou como pagar um médico particular possam ser atendidas por voluntários. A plataforma Missão COVID-19 conecta os médicos voluntários com as pessoas com sintomas, elas se cadastram e rapidamente um médico entra em contato e realiza uma consulta gratuita online.


Edital de apoio local nas periferias

O Fórum Nacional de Reforma Urbana publicou o resultado do edital para iniciativas de apoio local nas periferias. Mais de 250 propostas importantes e impactantes se inscreveram. Com o apoio oferecido, o FNRU espera fortalecer a luta dos territórios e famílias nas diversas cidades brasileiras frente aos impactos econômicos e sociais gerados pelo COVID-19, assim como possibilitar a prevenção e conscientização para resguardar a população que vive nos bairros e periferias.


Orientação para comunidades periféricas

O Documento desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e pela Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ), tem como objetivo orientar a população das comunidades e periferias de todo o Brasil sobre a importância da prevenção da COVID-19 com dicas viáveis de acordo com a realidade vivida pelas pessoas que sobrevivem às condições de vulnerabilidade.


Comitê Popular em Defesa do Povo contra o Coronavírus

O Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus é uma iniciativa organizada por diversos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações, Organizações Não Governamentais e Centrais Sindicais, além de pessoas que não estão inseridas diretamente nesses movimentos. O Comitê atua no município de Porto Alegre e é integrado por movimentos do Rio Grande do Sul. Há um grupo da mobilização no Facebook, onde é possível conferir as medidas emergenciais defendidas.


Quartos da Quarentena

A campanha Quartos da Quarentena foi criada pelos Instituto Urbe Urges, Instituto de Arquitetos do Brasil e o Nossas. Propõe usar a rede hoteleira vaga para garantir o distanciamento social aos grupos que não tem condições de concretizá-lo. A iniciativa pretende pressionar os governos federal, estaduais e municipais a adotarem medidas de saúde coletiva que garantam real condição de distanciamento social às famílias de aglomerados, idosos e grupos de riscos. Alguns locais já acolheram a proposta, recebendo a população de rua ou mesmo idosos!



Rede Justiça Criminal exige medidas contra a COVID-19 em presídios e socioeducativos

A Rede Justiça Criminal publicou nota na qual expõe os riscos para as pessoas privadas de liberdade quanto à proliferação do coronavírus, e a limitação de medidas preventivas em presídios e socioeducativos. A organização defende a redução da população prisional, mediante desencarceramento de idosos, gestantes, lactantes, mães com crianças de até 12 anos, entre outros. Além da substituição para regime menos gravoso, privilegiando a prisão domiciliar quando cabível, a suspensão de mandados de prisão e prisão preventiva por medidas cautelares, a fim de conter a proliferação do vírus.



Advogados orientam gratuitamente na pandemia

O escritório Cândido Advocacia está oferecendo orientação jurídica gratuita para via internet para a população negra e periférica. As consultas são voltadas para questões de discriminação racial, violência doméstica, direitos trabalhista e do consumidor. É possível saber mais sobre a iniciativa através do Instagram do escritório ou pelo número (21) 998196212.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close