Outras iniciativas

< Retornar à página Mobilização COVID-19

Pacto pela vida e pelo Brasil

Várias entidades – como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – se juntaram para defender o Pacto pela Vida e pelo Brasil. O Pacto é em defesa das medidas de prevenção e contenção para desacelerar a transmissão do coronavírus e seu contágio, e da busca por soluções que visem o bem comum e, em especial, dos mais pobres e vulnerabilizados.


Missão COVID-19

É uma iniciativa criada para permitir que pessoas que tenham os sintomas da COVID-19 e não tenham convênio ou como pagar um médico particular possam ser atendidas por voluntários. A plataforma Missão COVID-19 conecta os médicos voluntários com as pessoas com sintomas, elas se cadastram e rapidamente um médico entra em contato e realiza uma consulta gratuita online.


Edital de apoio local nas periferias

O Fórum Nacional de Reforma Urbana publicou o resultado do edital para iniciativas de apoio local nas periferias. Mais de 250 propostas importantes e impactantes se inscreveram. Com o apoio oferecido, o FNRU espera fortalecer a luta dos territórios e famílias nas diversas cidades brasileiras frente aos impactos econômicos e sociais gerados pelo COVID-19, assim como possibilitar a prevenção e conscientização para resguardar a população que vive nos bairros e periferias.


Orientação para comunidades periféricas

O Documento desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e pela Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ), tem como objetivo orientar a população das comunidades e periferias de todo o Brasil sobre a importância da prevenção da COVID-19 com dicas viáveis de acordo com a realidade vivida pelas pessoas que sobrevivem às condições de vulnerabilidade.


Comitê Popular em Defesa do Povo contra o Coronavírus

O Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus é uma iniciativa organizada por diversos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações, Organizações Não Governamentais e Centrais Sindicais, além de pessoas que não estão inseridas diretamente nesses movimentos. O Comitê atua no município de Porto Alegre e é integrado por movimentos do Rio Grande do Sul. Há um grupo da mobilização no Facebook, onde é possível conferir as medidas emergenciais defendidas.


Quartos da Quarentena

A campanha Quartos da Quarentena foi criada pelos Instituto Urbe Urges, Instituto de Arquitetos do Brasil e o Nossas. Propõe usar a rede hoteleira vaga para garantir o distanciamento social aos grupos que não tem condições de concretizá-lo. A iniciativa pretende pressionar os governos federal, estaduais e municipais a adotarem medidas de saúde coletiva que garantam real condição de distanciamento social às famílias de aglomerados, idosos e grupos de riscos. Alguns locais já acolheram a proposta, recebendo a população de rua ou mesmo idosos!



Rede Justiça Criminal exige medidas contra a COVID-19 em presídios e socioeducativos

A Rede Justiça Criminal publicou nota na qual expõe os riscos para as pessoas privadas de liberdade quanto à proliferação do coronavírus, e a limitação de medidas preventivas em presídios e socioeducativos. A organização defende a redução da população prisional, mediante desencarceramento de idosos, gestantes, lactantes, mães com crianças de até 12 anos, entre outros. Além da substituição para regime menos gravoso, privilegiando a prisão domiciliar quando cabível, a suspensão de mandados de prisão e prisão preventiva por medidas cautelares, a fim de conter a proliferação do vírus.



Advogados orientam gratuitamente na pandemia

O escritório Cândido Advocacia está oferecendo orientação jurídica gratuita para via internet para a população negra e periférica. As consultas são voltadas para questões de discriminação racial, violência doméstica, direitos trabalhista e do consumidor. É possível saber mais sobre a iniciativa através do Instagram do escritório ou pelo número (21) 998196212.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close