Projetos e Eventos

INTERNET E DEMOCRACIA

A Escola de Governança da Internet (EGI) e o Resocie realizarão três encontros online que abordarão as transformações da ação política no ciberespaço e seus impactos para a democracia. O contexto atual de uma pandemia global aumentou nossa dependência da Internet devido à necessidade de isolamento social , transformando a maneira como interagimos na sociedade. Alguns dos efeitos notórios são o aumento do trabalho remoto, a intensificação de práticas de ensino à distância e o crescimento do fluxo de informações e consumo de entretenimento online, entre outras atividades que tornam a Internet uma infraestrutura ainda mais essencial para o nosso dia a dia. Consequentemente, os desafios que já eram enfrentados para a garantia de uma Internet segura, aberta e democrática, se tornam ainda maiores.

SOCIEDADE CIVIL CONTRA A PANDEMIA

O objetivo do Repositório de Iniciativas Contra a Pandemia do COVID019 é contribuir para a divulgação das mobilizações da sociedade civil na luta contra a pandemia do novo coronavírus. Também disponibilizamos textos de opiniões e análise sobre a pandemia e suas implicações.


PROJETO DE PESQUISA MOVIMENTOS SOCIAIS NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO

O Projeto Movimentos sociais no sistema político brasileiro: ativismo, representação e novas tecnologias, financiado pela FAP-DF, busca explorar a relação entre diversos movimentos sociais e o sistema político, com atenção especial para o papel dos partidos políticos. O projeto, iniciado em março de 2020, prevê a realização de um conjunto de estudos de caso de movimentos, no Distrito Federal e além, para identificar e analisar diferentes rotinas de interação com atores políticos no Legislativo e Executivo. Baixe aqui nossa Chamada para Bolsistas de Iniciação Científica.

PROJETO DE PESQUISA GOOGLE

O Projeto Google é parte de uma agenda de pesquisa mais ampla, voltada ao estudo da possível influência dos motores de busca sobre a formação de preferências eleitorais. Projeto iniciado em Junho de 2018, consiste em uma simulação de usuários fictícios, durante as eleições brasileiras de 2018 e as argentinas do ano seguinte, coletando os dados dos resultados de buscas realizadas pela simulação.


INSTITUTO DA DEMOCRACIA E DA

DEMOCRATIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

O Instituto faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e é formado por grupos de pesquisas de quatro instituições principais: UFMG, IESP/UERJ, Unicamp e UnB e por pesquisadores da USP, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC (Portugal) e da UBA (Argentina). Seu objetivo é aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país.
https://www.institutodademocracia.org/


EVENTO ADIADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020

O Minicurso da Escola de Governança na Internet é um iniciativa criada pelo CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil e promovida pelo NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que conta com a parceria dos grupos de pesquisa Resocie – Repensando as Relações entre Sociedade e Estado e CTPol – Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política. Estava inicialmente previsto para ser realizado em março, e foi adiado para o segundo semestre.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close