Comunicação das Periferias

Uma das questões fundamentais enfrentadas por coletivos no combate à pandemia de COVID-19 é a disseminação de informações úteis – e em constante revisão – relacionadas à prevenção da doença e o enfrentamento da desinformação sobre o tema. Aqui colocamos algumas das iniciativas realizadas por alguns atores, como podcasts, aplicativos e propostas de documentários.

Música que conscientiza

Por todo o Brasil, estão sendo lançados vários funks e raps com o intuito de conscientizar a população das periferias, com uma linguagem mais próxima, sobre o coronavírus e as medidas de prevenção. Alguns deles:


Fake News e as periferias do RJ

Big Jaum postou um vídeo em seu Instagram comentando algumas Fake News recorrentes nas periferias do Rio. Acesse o vídeo nesse link.


Aplicativo Voz das Comunidades (RJ)

O Voz das Comunidades, coletivo de comunicação localizado no Complexo do Alemão, lançou um aplicativo com o objetivo de minimizar a desinformação e os impactos da pandemia nas comunidades em situação de maior vulnerabilidade. O aplicativo pode ser baixado tanto no GooglePlay (para Android) quanto na App Store (para Iphone). O app conta com três seções: AO VIVO, com informações rápidas e em tempo real; FATOS: visa o combate à desinformação, com notícias verificadas pelo time de editores com o selo de “verdade” ou “falso”; e JORNAL, que disponibiliza no aplicativo todo o conteúdo do jornal já existente.


Podcasts

Vários coletivos estão utilizando aplicativos de streaming e plataformas abertas para divulgar podcasts, as novas “rodinhas de conversa das quebradas”. Os coletivos utilizam essa tecnologia para realizar diálogos, entrevistas, debates, ações, voltadas para educação e informação das comunidades. Alguns deles são:

Pandemia Sem Neurose

Podcast idealizado pelo Periferia em Movimento, Alma Preta e Desenrola e Não Me Enrola. Além de podcast, também é divulgado em formato de áudio e pode ser divulgado através do whatsapp.

Lugar de Quarentena

Podcast do coletivo ArquePerifa produzido para entender e compartilhar diferentes vivências e impactos da COVID-19 nas periferias. É possível encontrá-lo no YouTube, no Spotify ou em versão reduzida no whatsapp.

Papo de Quebrada O podcast traz uma visão periférica sobre a cidade, a politica e o entretenimento e é apresentado por Max Maciel, um dos coordenadores da Rede Urbana de Ações Socioculturais (DF). Além de tratar sobre o enfrentamento ao coronavírus nas periferias, o podcast já tratou de outros temas relevantes em educação, política e cultura

.


Documentário Pandemia na Quebrada

O documentário pretende colaborar com a difusão de informação nas periferias sobre prevenção, autocuidado e dados para criação de políticas públicas e outras iniciativas imediatas. Será feito a partir da visão de 5 jovens de periferias das cinco regiões do país. Os três coletivos de audiovisual que impulsionam a proposta do documentário são: Maloka Filmes formada por LGBTs da Zona Sul de São Paulo; o Centro de Comunicação e Juventude – CCJ de Recife (PE); e o Coletivo Apeirom de Ceilândia (DF).


Lives

Neste contexto de pandemia várias lives estão sendo realizadas, com o objetivo de entreter, discutir questões importantes no cenário nacional e internacional, falar sobre as realidades nas periferias e outros temas diversos. Vários coletivos estão realizando lives conjuntas, outros as fazem de maneira periódica. Elas podem ser encontradas nos canais dos respectivos coletivos no YouTube, no Facebook e no Instagram. Como exemplo:

Lives periódicas que acontecem no facebook do Periferia em Foco (PA)

Fonte: Facebook do Periferia em Foco

Live do Cidades em Movimento: Ações e estratégias de enfrentamento à COVID-19 em Manguinhos


Rádio Comunitária – Jacaré (PE)

Jovens da comunidade do Jacaré no Pernambuco criaram uma rádio comunitária, Jacaré Maluquinho, com o intuito de disseminar informações para toda as famílias vizinhas sobre a importância da prevenção contra o coronavírus. Utilizando equipamentos simples, um notebook e um altofalante, os jovens fazem informes para toda a comunidade e divulgam o brega funk “Xô-Corona”, o seu brega-protesto. Além disso, espalharam cartazes por todo Jacaré reforçando o uso da máscara de proteção e fazem a distribuição de doações e cestas básicas.


Jornal local Online Voz das Comunidades (RJ)

Fonte: Facebook do Voz das Comunidades

O jornal local online do Voz das Comunidades, com o programa “Covid19 nas Favelas, é produzido por Neila Marinho e apresentado pela jornalista Alana Nascimento às 19h30 no Facebook.


Canais do Zap

Vários coletivos também têm utilizado o whatsapp para divulgar suas notícias de maneira mais rápida e direta para a comunidade. Além de notícias sobre a pandemia também divulgam informações sobre o auxílio-emergencial, eventos culturais, política e educação. Alguns exemplos são o canal da Agência da Mural, do Periferia em Movimento e de Max Maciel. Para receber as notícias no whatsapp basta enviar uma mensagem para o número de cada coletivo, disponibilizado nas suas mídias sociais ou sites.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close